5° Batalhão de Engenharia e Combate de União da Vitória recebe Sonia Lyra, PhD

Sonia Lyra, PhD palestra para integrantes da Polícia Militar do Paraná de União da Vitória
outubro 18, 2019
Sonia Lyra, PhD, apresenta a trajetória da Psicologia Analítica no Brasil em aula Magna na Uniguaçu
outubro 19, 2019

O 5° Batalhão de Engenharia e Combate de União da Vitória recebeu na tarde de 22 de agosto de 2019 a PhD Sonia Lyra para apresentar a corporação e reunir parte de seu Batalhão para participar de sua palestra que teve como tema “O que adoece e cura o homem”.

Confira um fragmento da palestra:

“Eu venho de uma psicologia chamada Psicologia Analítica. A Psicologia é uma só, mas como tudo nessa vida, tem vários ângulos de visão. A Psicologia Analítica nasceu, mais ou menos, há uns cem anos atrás com um psiquiatra e médico suíço, o Dr. Carl August Jung, o qual trabalhou profundamente com os complexos. O que é que são os complexos. Jung propôs um modelo de psicologia que aborda uma dimensão chamada inconsciente. Inconsciente é tudo aquilo que não está, momentaneamente, no campo da nossa consciência. No inconsciente estão, vamos dizer assim, nas gavetas da nossa memória, toda a nossa história desde a concepção até o momento presente. Então, tudo aquilo que nós vimos, cheiramos, olhamos, tocamos, ouvimos, tudo aquilo está nas gavetas da memória. Mas antes da concepção, ou melhor dizendo, no instante da concepção, instala-se na nossa psique, um centro denominado Self. Psiquè é em grego. Alma em português. Anima em latim. É tudo a mesma coisa. Raramente, as pessoas sabem que nós temos, por assim dizer, dois centros. Um centro no inconsciente e um centro na consciência. É no relacionamento entre estes dois centros que podemos encontrar o que adoece e o que cura o homem. Para entender esta relação entre os dois centros, utiliza-se uma técnica chamada Imaginação Ativa.

Durante a palestra, a PhD Sonia Lyra, apresentou a técnica da Imaginação Ativa e suas respectivas pesquisas aos integrantes da corporação.

O evento faz parte da série de encontros que o Café Analítico tem promovido nas cidades de Porto União e União da Vitória. O Café Analítico é um grupo formado pelas psicólogas Leslie Almeida Andrucho, Jéssica Lemos, Fabíola Chagas,  Berenice Rolinski e Iara Roman e tem o objetivo de aprofundar-se mais na teoria analítica desenvolvida pelo psiquiatra e psicólogo Carl G. Jung, não apenas focado no conhecimento intelectual, mas também na troca de experiências pessoais e profissionais.


Translate »