Abertura do Symposium contará com palestra do renomado fotógrafo Pedro Karp Vasquez

Campinas recebe curso de Imaginação Ativa
setembro 18, 2017
A importância do mito na psicologia analítica: O mito de Santa Catarina de Alexandria
setembro 20, 2017

Pedro Karp Vasquez

O universo da arte e da fotografia contempla infinitas formas de linguagens que permitem ao ser humano criar várias possibilidades de trabalho, e a psicologia também está inserida nesse contexto. São áreas distintas sim, mas que, por vezes, conseguem caminhar juntas. E de uma ideia que contempla tudo isso, o Ichthys Instituto de Psicologia realiza a segunda edição do Symposium Imaginação Ativa – Matéria-prima da Cura e Quintessência da Arte.
 .
O evento, que surge a partir de dois aspectos constitutivos da dinâmica da alma: a abordagem psicológica do mundo dos sintomas e da arte, expressão do mais alto nível da Imaginação Ativa, acontece no Museu Oscar Niemeyer – MON, em Curitiba, entre os dias 13 e 15 de outubro. O Sympósium pretende abordar, com um novo olhar, essa eterna disputa de poder entre o masculino e o feminino. A abertura conta com apresentações culturais, uma exposição fotográfica e a participação especial do fotógrafo Pedro Karp Vasquez que fará uma palestra sobre a fotografia e a vida com o tema, “À margem de espiral – uma jornada fotográfica”. Cada inscrito ganha um ingresso para visitar a Bienal Internacional de Curitiba que estará sendo realizada no MON no mesmo período dando destaque para as artes plásticas, literatura e cinema da China.

 


Pedro Karp Vasquez pensa em cada detalhe quando escolhe um tema para palestrar. Por conta de sua própria natureza a fotografia é associada ao registro do visível, do chamado ‘mundo real’. “O que eu busco é a representação do universo interior, de pensamentos e sentimentos íntimos, um pouco na linha do que fez o célebre Alfred Stieglitz ao criar sua teoria dos equivalentes. Fotografias que mesmo lidando com elementos da natureza, tais como rochas, plantas e, sobretudo, nuvens, não ambicionavam a reprodução fidedigna do mundo exterior e sim a representação metafórica e subjetiva de experiências pessoais”, conta o fotógrafo.

A proposta de espiral é a de sintetizar a jornada de uma pessoa em busca do autoconhecimento e do autoaperfeiçoamento. A escolha do título para essa palestra se deve ao fato de a espiral ser considerada um dos símbolos da vida humana, que, em condições ideais, se desenrola em um movimento espiralado ascendente. “Assim, estamos passando sempre pelos mesmos pontos e vivenciando experiências análogas, porém de modo diferente e sempre em uma posição superior à precedente”, relata o fotógrafo.
 .
A organização do Symposium disponibilizará vagas exclusivas para os fotógrafos que desejarem participar da palestra. Para fazer a inscrição é necessário entrar em contato pelo email contato@sonialyra.com.br
 .
Sobre o Fotógrafo
Autor de 26 livros, Pedro Karp Vasquez é formado em Cinema pela Université de La Sorbonne, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Como administrador cultural, foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte, assim como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; tendo sido também diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói.
.
Entre suas atividades como historiador, fotógrafo, curador e professor, Pedro Vasquez destaca-se, sobretudo, pelas pesquisas no campo da fotografia realizada no Brasil no século XIX. Elabora estudos pioneiros nessa área, e escreve livros de referência sobre assuntos como o interesse do imperador dom Pedro II pela fotografia e seu incentivo ao desenvolvimento da técnica no país, o trabalho de artistas internacionais que aqui atuam nesse período e a produção paisagística da época. É autor dos títulos D. Pedro II e a Fotografia no Brasil, 1985, Álbum da Estrada União e Indústria, 1998, Fotógrafos Alemães no Século XIX, 2000, e Revert Henrique Klumb: Um Alemão na Corte Imperial Brasileira, 2001, entre outros. Em suas análises, Vasquez procura chamar a atenção para singularidades das obras dos fotógrafos pesquisados, ainda que eles atuem de acordo com convenções comuns no período.
 .
Em sua produção fotográfica, Vasquez se afasta do caráter documental da técnica. Registra cenas quase vazias, evitando mostrar conteúdos históricos. Suas imagens não identificam lugares, situações ou datas precisas. Nas fotos de arquitetura, por exemplo, as edificações são fragmentadas de maneira que não é possível identificar um estilo, e sim formas geométricas que remetem a ideias de estabilidade, equilíbrio e precisão. Paradoxalmente, apontando a câmera para a realidade, Vasquez procura dar sentido
metafísico a seus trabalhos, que sugerem uma reflexão sobre a perenidade e transitoriedade das coisas.
Serviço
Evento: Symposium Imaginação Ativa – Matéria-prima da Cura e Quintessência da Arte
Data: de 13 a 15 de outubro de 2017.
Local: Museu Oscar Niemeyer – MON
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-230.
Horário:
13/10/2017 – Sexta-feira das 18h às 21h30.
14/10/2017 – Sábado das 08h às 17h30.
15/10/2017 – Domingo das 08h às 13h.
Inscrição para o evento pelo link: https://sonialyra.com.br/produto/symposium-mon/
Mais informações: https://sonialyra.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/sonialyraimaginacaoativa/