Estudos sobre religiões comparadas, marcam o primeiro módulo da Pós-graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental.

Retrospectiva 2018
dezembro 23, 2018
Guarapuava sedia segundo módulo do curso de Imaginação Ativa
fevereiro 11, 2019

Durante os dias 18 a 27 de janeiro de 2019, o ICHTHYS Instituto sediou o primeiro módulo do curso de Pós-Graduação Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental.

O primeiro módulo contou com as seguintes disciplinas:

– A História da Psicologia Analítica no Brasil – Profª. Luciane K. Puerari Pauli;

– Freud, Jung e Religião – Prof. Jayson G. Séibel;

– Jung: resposta a Jó – Prof. Jorge A. Jorge;

– Introdução ao Islamismo – Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar;

– Sombra – Profª. – Maria Luiza Zanelatto;

– Jung: Vida e Obra – Profª. Drª. Sonia Lyra;

– Persona – Profª. Drª. Sonia Lyra;

– Energia Psíquica – Profª. Drª. Sonia Lyra;

– Sufismo – Xeique Shaykh Ahmah Shakir.

Após a aula com o Xeique Shaykh Ahmah Shakir, os alunos foram convidados para um encontro na sede Sufi Naqshbandi Haqqani Brasil, em Curitiba, e puderam conhecer mais sobre a cultura Sufi.

O sufismo é um ramo da tradição Islâmica e incorpora práticas, como cânticos, música e danças. A dança Sufi ou Sama, conhecida por sua prática pelos Derviches Dançantes, é feita pelos participantes que giram em torno do próprio eixo. De acordo com a filosofia sufi, os rodopios ecoam a atividade cósmica. Por valorizarem a sensibilidade individual, a tradição incentiva que cada um busque o universo espiritual único e intransferível, dentro de si mesmo.

Este curso de Pós-Graduação tem o objetivo de promover o conhecimento teórico e prático em Psicologia Analítica, enfatizando o fenômeno da religião, além de apresentar as bases filosóficas do pensamento de Jung e contextualizar a Religião Ocidental e Oriental na Psicologia Analítica.

O curso de pós-graduação é dividido em 4 módulos, com um total de 360 horas/aula. Os próximos módulos acontecerão em julho de 2019 e janeiro e julho de 2020.

Confira alguns depoimentos dos alunos do módulo:

Chegar ao Ichthys (novamente) é um presente que, como sempre, chega na hora certa. Nestes 10 dias de aula, pude compreender porque se referem à Psicologia Analítica como Psicologia Profunda. Os caminhos que essa abordagem nos possibilita são lindos, intensos e reveladores. 
Para além da excelência em transmitir a teoria junguiana, o ICHTHYS exerce também com maestria o cuidado com cada profissional que chega a este Instituto. Não se trata apenas de aprender a teoria, mas de se trabalhar no nível pessoal a cada momento. Fabuloso!

Mariana Casotti, psicóloga. Maringá – PR.

Que alegria foi esse primeiro módulo, um grande mergulho que me levou a conhecer conceitos chaves de Jung, além de ser apresentado ao islamismo, à doutrina mística chamada Sufismo e muitas outras coisas que foram me marcando muito ao longo desses últimos dias! Que surpresa boa, que satisfação todo esse encontro!

Filipe Arêdes, Psicólogo. Belo Horizonte – MG.

Estar nesse módulo da pós-graduação com o enfoque na religião, me trouxe um novo olhar à ela e toda a sua construção ao longo da história. Trouxe uma experiência singular e expansiva para o Sufismo, que até então era para mim desconhecido. Foi um presente ímpar experimentar o Sama, além de conhecer um Shaykh, ter contato com sua cultura, essência e vivência! As aulas uma a uma, trouxeram riquíssimas e vivas emoções e aprofundamento da alma, um conhecimento do “vir a ser”. Sublime!

Aline Daniele Zanon, Psicóloga clínica. Maringá – PR.

Participar do primeiro módulo do curso de Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental foi sincrônico. Foi o próprio Self que me encaminhou… E o fato de ser uma imersão, vivencial favoreceu que as experiências se tornassem profundamente especiais e transformadoras. Com certeza, foi e ainda está sendo um marco em minha vida, onde as perspectivas se alargaram.
Maria Elisa, Psicóloga clínica. São José do Rio Preto – SP.

Para mim essa primeira etapa da pós foi como se estivesse aprendendo a nadar: Entrando na água… Sentindo no corpo as primeiras percepções… Matando a sede aguda… Me deliciando nas ondas das descobertas…
Inundando meu coração com a sabedoria. Sei que a aventura está apenas começando…

Skerli Cristina dos Santos, Psicóloga clínica, Limeira – SP

O primeiro módulo da Pós foi para mim renascer. E tenho certeza que fiz a escolha certa ao optar pelo Ichthys Instituto. É um prazer enorme fazer parte dessa história!

Ritiele Maria Zen, Psicológa clínica. Brusque – SC.

Em busca de dar um novo sentido para minha vida, e procurando uma abordagem da Psicologia que envolvesse arte, encontrei a Psicologia Analítica. Só posso dizer que estou muito apaixonada por esta abordagem, e pela pós-graduação que tanto me identifiquei. Amei cada hora, minuto e segundo de experiências proporcionadas. Cresci tanto profissional quanto pessoalmente.

Angélica Hass Zanoni, Psicóloga, Guarapuava – PR.

Excelente curso de psicologia analítica , onde através dos conceitos Junguiamos e professores convidados abordamos o lado psicológico da religião. Enquanto aprendemos, isto se completa com a possibilidade de podermos ouvir nossa própria “alma” .

Dr. Marcos Schiavon Villa Nova, Engenheiro agrônomo, Maringá – PR.

Uma rica experiência, tanto a acadêmica como a pessoal. Me encantei com os professores e com os colegas. O esquema de 10 dias corridos de aula, 8 horas por dia é uma verdadeira imersão em Psicologia Analítica, em Jung, e o que foi absorvido racionalmente com certeza reverberou em níveis mais profundos, emocionais, psíquicos.
Recomendo a Pós à todas as pessoas que trabalham clinicamente como psicólogos, arteterapeutas e terapeutas em geral, mas também para as pessoas que tenham vontade de conhecer melhor o pensamento de Jung e também de se conhecerem mais e melhor.

Iara, Arteterapeuta. Brasília – DF

Vivencial e profunda, é assim que eu vejo a experiência no curso de Pós Graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental. As aulas trazem o aprendiz para uma jornada interior, pois visitamos nossa própria consciência e refletimos sobre a compreensão do trabalho de C .G. Jung através do olhar provocante da Sonia Lyra e dos demais professores. É possível sentir o cuidado e o carinho acolhedor em cada um de nós.

Jorge Secco C, Me. Administração e Consultor em Desenvolvimento Organizacional. Maringá – PR.

Já estão abertas as inscrições para a próxima turma do curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental. Para mais informações clique aqui.

Translate »