I Jornada online de Imaginação Ativa reúne participantes de diversos estados do Brasil

Guarapuava sedia segundo módulo do curso de Imaginação Ativa
fevereiro 11, 2019
Abertas as inscrições para cursos de Pós-graduação no ICHTHYS Instituto
março 13, 2019

No domingo, dia 17 de fevereiro de 2019, das 14h às 19h, o ICHTHYS Instituto promoveu a I Jornada online e ao vivo de Imaginação Ativa. A Jornada reuniu, pela plataforma Zoom, psicólogos, psicoterapeutas, arteterapeutas e público em geral de diversos estados do Brasil, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal entre outros.

A Jornada aconteceu de forma online e ao vivo e os participantes puderam interagir por mensagens, áudio e vídeo. O encontro foi ministrado por Sonia Lyra, PhD. Sonia é Doutora em Ciências da Religião; Pós-doutora em Filosofia; Psicóloga. Analista Junguiana membro da IAAP (International Association for Analytical Psychology); Membro da International Biographical Centre Cambridge England; Autora de vários livros e Diretora do ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica.

O conteúdo da Jornada abordou exemplos práticos, bem como a importância da linguagem simbólica e a trajetória da Imaginação Ativa.

A Imaginação Ativa é uma técnica da Psicologia Analítica que proporciona a interação entre a consciência e o inconsciente, permitindo traduzir em imagens, afetos e pensamentos, bem como compreender as fantasias que se agitam no interior do homem. Quando praticada adequadamente, revela a representação do conflito e promove a transformação do sintoma e/ou a compreensão do seu sentido.


No Brasil, a analista Sonia Lyra é pioneira nos estudos e utilização da técnica de Imaginação Ativa. Sua primeira pesquisa entre portadores de Bruxismo foi apresentada na Alemanha/Berlim em 2013. Desse modo, o foco principal para o uso da técnica atualmente pela doutora é a transformação do sintoma. Seus artigos compõem duas obras (Imaginação Ativa e Criativa; Imaginação Ativa: matéria-prima da cura e quintessência da arte) que, juntamente com outras publicações descrevem uma trajetória histórica em construção.

Confira o depoimento dos participantes:

Foi uma jornada fantástica, com muitas descobertas e desafios. A pérola final foi descobrir que o segredo sagrado está dentro de nós mesmos! Dayana Fonseca Carvalho, psicóloga. Paranaguaçu – MG.


Foi um presente participar desta jornada virtual heróica… Agora que venham as revelações e os novos encontros. Gratidão! Bianca Nazário, psicóloga. Brasília – DF.


Agradeço, Sonia Lyra, por ter perseverado em tua jornada do herói e, tendo encontrado tantas pérolas pelo esforço e dedicação árduos, compartilhado delas conosco. Fica evidente o diferencial da qualidade de uma atividade quando a experiência do condutor é tamanha, como em seu caso. A jornada exige de nós coragem para a travessia e um condutor que já atravessou, voltou de lá para contar. Grata por ter nos contado, após o caminho árduo percorrido, que faz de ti, pra mim, sempre, um instrumento afinado a serviço do que é bom, belo e ético para que, em aprendendo contigo, um dia eu seja assim também. A ferramenta da Imaginação Ativa que é tua companheira de jornada é especial e refinada e só poderia mesmo ser divulgada e incentivada por um artesão da psique dedicado como fostes em tua vida. Que eu possa honrar tua dádiva fazendo o melhor, igualmente. Ieda Bueno Ferraz, psicóloga. Curitiba – PR.


Simplesmente fantástico! É uma viagem ao interior, com direito a descobertas e uma aventura de assimilação e individuação. Skérli Cristina dos Santos, psicóloga. Limeira – SP.


É no ato da busca e da experiência do novo que damos sentido à nossa existência. Essa jornada foi renovadora e inspirou nossa criatividade. Renato Gil Amaral, psicólogo. Rio de Janeiro – RJ.


A Jornada foi mais uma experiência incrível. Uma tarde de muito aprendizado, reflexões e descobertas, que deu origem a novos questionamentos e deixou um gostinho de quero mais! Me encanta o jeito que a Dra. Sonia tem de abordar assuntos tão complexos de uma forma tão leve. Isso sem falar na sua fluidez, na capacidade de adequar a forma de trazer o conteúdo às necessidades do grupo, sem ficar presa a um roteiro teórico previamente elaborado. Ela não possui apenas um imenso conhecimento teórico, mas se relaciona conosco demonstrando, no seu agir, a veracidade, a profundidade e a seriedade daquilo que ensina. Sou extremamente grata pela sua disponibilidade de compartilhar seus conhecimentos conosco e, mais ainda, pela sua coragem de fazer isso na modalidade online, oferecendo uma oportunidade única a todos os participantes. Paula Caroline Buges da Rocha, psicóloga. Maringá – PR.

Confira as imagens da transmissão na sede do ICHTHYS Instituto em Curitiba.


S

Translate »