Palestra A Linguagem dos Sintomas reúne mais de 170 participantes em Guarapuava

Brusque sedia Curso de Imaginação Ativa com Sonia Lyra
abril 17, 2018
Guarapuava sedia curso de Imaginação Ativa
abril 24, 2018

No último dia 20 de abril, sexta-feira, o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, recebeu a Dra Sonia Lyra para a palestra A Linguagem dos Sintomas. Mais de 170 participantes puderam aprender que as doenças podem ser encaradas como caminhos de cura, pois a alma gerará no corpo as dores e  sintomas para que os indivíduos percebam através desta linguagem que algo não está certo e precisa ser transformado.

“O nome moderno para ‘salvação da alma’ chama-se autoconhecimento. O autoconhecimento não significa saber sobre si, mas se refere à autotransformação. Por trás de cada sintoma há uma mensagem a ser revelada como uma possibilidade de autoconhecimento e autotransformação. Se a autotransformação ocorrer poderá se assimilar os conteúdos do mundo interior na consciência, tornando possível transformar o sintoma e compreender seu sentido”, afirma Sonia Lyra.

Sonia Lyra é pós-doutoranda da UFPR, Dra. em Ciências da Religião – PUCSP; Mestre em Filosofia -PUCPR; Graduada em Psicologia – PUCPR. Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology.

Confira os depoimentos dos participantes.

“A palestra foi um ensino sobre o homem e a integridade do ser. Percebi de maneira clara e objetiva que há casos em minha vida em que não conseguia lidar porque nunca olhei para aquilo. Enfim o tempo foi pouco, mas o aproveitamento foi muito. Sou grato a Dra por estes ensinos.” Luciano Eloi Babinski.

“Este encontro foi muito bom e me trouxe mais questionamentos que despertaram uma vontade ainda maior de me conhecer profundamente, entender meu ser, minha alma, para assim cuidar de meu corpo.” Valdinei Padilha.

“‘Ouvir a Sonia falar em desvendar os mistérios contidos na mente, nas profundezas do nosso self, torna as coisas alquímicas”. Dani Dalzoto, publicitária. Guarapuava – PR.

“De todas as coisas essenciais para que qualquer ser humano cresça acreditando nele mesmo e no seu potencial, a mais importante é o amor! E esse amor pode vir tanto da família, quanto de pessoas que marcam a nossa formação, como por exemplo, de profissionais como a Sonia Lyra. Conheci o trabalho da Sonia através da Professora Luciane Puerari, na graduação de Psicologia. A partir daí passei a acompanhar mais de perto seu trabalho magnifico, através das redes sociais e de palestras ministradas. É sempre muito gratificante ouví-la, sem falar da sua risada contagiante. Meu próximo objetivo é fazer um curso de Pós-graduação com essa professora, mestra e doutora maravilhosa em tudo que faz”. Liliane Santos, psicóloga.

“Percebi que enquanto a Dra. falava me veio em mente os sentimentos que estava tendo e relacionando com as coisas de fora. Tive a consciência que tenho muita resistência, isso vem através de dores que acabam incomodando diariamente, contudo, isso deve ser trabalhado para que minimize. Mas, para isso tem que ter coragem, força e não deixar de lado pois é necessário mudar e transformar o que está dentro de mim.” Rodrigo Chagas de França.

 A nossa mente é muito complexa. Sendo assim não sabemos lidar com nossos pensamentos ou coisas da nossa imaginação. A Psicologia busca entender essa máquina humana criada por Deus. Creio que o nosso corpo grita quando alguma coisa está errada.” Irene Kozlik.

“Na palestra percebi a possibilidade de cura através da Imaginação Ativa. Nisso pude perceber que com um diálogo consigo mesmo, com as várias partes de si, por meio de imagens, é possível chegar a um determinado resultado.” Jefferson Soares Leite.

“A palestra me mostrou algo muito interessante sobre o meu Eu, que não imaginava que poderia existir. Há muitas coisas dentro de mim que procuro resposta e talvez não ache todas, mas, procuro encontrá-las.” Daniel de Jesus Ferreira.

“Primeiramente aprendi que de fato temos uma alma nobre, e esta sempre tem um propósito. E é por meio do autoconhecimento e da autotransformação que caminhamos para ela, porém, ainda antes disso é necessário muita vontade e coragem; logo, devemos estar atentos a tudo que vem a nós, dos outros e de nós mesmos, para então descobrir o seu propósito para o todo que somos e que por vezes não temos a mínima noção.” Gustavo Batista Coimbra.

“Na palestra com a Dra Sonia tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos. Minha mente trabalhava o máximo para abarcar tudo o que estava sendo passado. Surgiam pensamentos, sentimentos que através dos exemplos da Imaginação Ativa iam fazendo todo sentido, como se as peças de um enorme quebra cabeça estivesse sendo decifrado e montado. Meu ser estremecia de felicidade por estar cada vez mais conhecendo e entendendo a integração do meu Self com o ego em uma única esfera de meu próprio ser.” Marcos Eduardo Schmeing.

Quer aprender mais sobre Imaginação Ativa? Confira o calendário de cursos e inscreva-se!

Londrina – PR:  26 e 27 de maio de 2018

Maringá – PR: 9 e 10 de junho de 2018

Piracicaba – SP: 19 e 20 de maio de 2018