Retrospectiva 2018

Artigo de Sonia Lyra integra a 14ª edição dos Cadernos Junguianos da AJB
dezembro 17, 2018

Confira os principais acontecimentos que marcaram o ano de 2018 na trajetória da Imaginação Ativa com a analista Dra. Sonia Lyra e como este precioso conhecimento marcou a vida de pessoas em todo o Brasil e no exterior.

 

JANEIRO

Terceiro módulo da Pós-Graduação A Formação da Personalidade na Psicologia de C.G. Jung

Marcando o mês de janeiro, o ICHTHYS Instituto, sediou o terceiro módulo da Pós-graduação A formação da Personalidade da Psicologia Analítica de C. G. Jung.
As aulas aconteceram entre os dias 5 e 14 de janeiro, totalizando 100 horas e as disciplinas lecionadas foram a Imaginação Ativa, Interpretação dos Contos de Fadas e seu papel na construção da personalidade, Análise e Interpretação dos Sonhos, As variações dos graus da Consciência, Instinto e Arquétipo, Anima e Animus. 

“Estar aqui permite experimentar o que as outras Academias não nos permitem: vivenciar o mundo interior e trabalhar nossas imagens arquetípicas. Congregar a teoria Junguiana com a nossa vida no aqui e agora, por meio de símbolos interiores é de uma grandeza fenomenal.” Ligia Schwarz, psicóloga. Brusque – SC

“Me impressiona a vastidão e os labirintos percorridos por Jung para trazer à luz a brilhante formação de si mesmo. Todo o conteúdo e metodologia experiencial vividos nestes dias proporcionam marcas, impregnadas para sempre.” Vania Maria Mulek, psicóloga. Curitiba – PR

FEVEREIRO

Sonia Lyra ministra curso em inauguração de espaço terapêutico em Maringá

Marcando a inauguração do novo espaço terapêutico em Maringá, das psicólogas Sandra Almeida e Renata Borges, a Dra. Sonia Lyra ministrou o minicurso A crise nos relacionamentos: com o outro e consigo mesmo. No curso o tema foi abordado de maneira teórica e prática, tratando dos conflitos nas relações externas e internas, os espelhamentos de um para com o outro e para consigo mesmo, além da tomada de consciência e retirada das projeções.

 

Estudos em Imaginação Ativa e Psicopatologias marca o curso de Pós-graduação no ICHTHYS

Nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2018, o ICHTHYS Instituto recebeu psicólogos do estado do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais para as aulas da Pós-graduação em Imaginação Ativa e Psicopatologias. Entre os temas abordados no módulo do curso de Pós-Graduação estão a Fibromialgia, Síndrome do Pânico, Síndrome de Sjogren, ansiedades, depressões, distúrbios do sono, esquizofrenia, além de outras perturbações físico-biológicas e psíquicas, entre uma relação de corpo e alma.

 

Campinas sedia segundo módulo do curso de Imaginação Ativa

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2018, Campinas sediou o segundo módulo do curso de Imaginação Ativa com a analista junguiana, Dra. Sonia Lyra. O módulo foi ministrado no Colégio Ave Maria e integrou as 40 horas do curso de extensão universitária.

Na noite de 23 de fevereiro a Dra. Sonia Lyra proferiu a palestra “Doenças do corpo e da alma e a Imaginação Ativa como possibilidade de cura” e reuniu no Lar Escola Coração de Maria em Campinas – SP, mais de 200 participantes, entre psicólogos, pedagogos, religiosos, estudantes e público em geral.

“Entrar em contato com a Imaginação Ativa é como reencontrar o caminho de casa depois de muito buscar. Me sinto profundamente instigada a prosseguir por esta estrada a dentro.” Cíntia M. Dias Lima – Piracicaba – SP

“Uma verdadeira experiência do símbolo vivo!” Emilene Raquel Frigato Passini – Campinas – SP 

“Imaginação Ativa é o caminho para a verdadeira autonomia, liberdade e paz que o coração humano tanto anseia.” Ir. Marinalva Oliveira Carvalho – FCM

 

Sonia Lyra apresenta a Imaginação Ativa para imprensa em Curitiba

Fechando o mês, na noite de 27 de fevereiro, a analista junguiana Dra. Sonia Lyra, apresentou a técnica da Imaginação Ativa para a imprensa de Curitiba. A Imaginação Ativa é uma técnica junguiana utilizada no tratamento psicológico para a transformação dos sintomas, tanto físicos, quanto psíquicos. A PhD Sonia Lyra é a única profissional da área a trabalhar com pesquisa em Imaginação Ativa no país.

MARÇO

ICHTHYS Instituto lança curso online sobre Tipos Psicológicos

Marcando o início do mês de março, o ICHTHYS Instituto lançou o curso online “Tipos Psicológicos”, destinado a psicólogos e interessados na área. O curso, ministrado pela Dra. Sonia Lyra, aconteceu quinzenalmente, às quintas-feiras, das 19h às 21h, transmitido online pela plataforma Zoom. Neste curso online, o participante pode aprender sobre a tipologia de Jung.

Em 1921, Carl Gustav Jung publicou o resultado de seus estudos sobre os tipos psicológicos. O livro, como ele escreve no prefácio, é “o fruto de quase vinte anos de trabalho no campo da psicologia prática.

Em “Tipos Psicológicos” Jung se dispôs a transformar uma psicologia geral de leis e processos universais numa psicologia individual que descreve características exclusivas e o comportamento de uma pessoa específica. O resultado foi, como disse Jung, uma psicologia muito prática. “Uma das mais importantes experiências de minha vida foi descobrir o quão prodigiosamente diferentes são as psiques das pessoas.” (vol 10, p. 137.)

 

Campo Grande sedia curso de Imaginação Ativa

Campo Grande – MS sediou nos dias 17 e 18 de março de 2018, o primeiro módulo do Curso Imaginação Ativa – Teoria e Prática com a Dra. Sonia Lyra. O módulo foi ministrado no Espaço Terapêutico Junguiano e reuniu diversos participantes que puderam aprender mais sobre esta técnica que permite estabelecer um diálogo entre a consciência e o inconsciente.

“A Imaginação Ativa me proporcionou entrar em contato com um mundo meu nunca antes descoberto, tornando assim consciente diversos aspectos. É como se estivesse lapidando algo visto como incomum em algo precioso, gerando uma transformação interna e externa.” Messyelen Pereira. Campo Grande – MS

“A técnica Imaginação Ativa encontrada nas obras de Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica, sistematizada por Robert Johnson, psicoterapeuta e analista junguiano e certificada pela Dra. Sonia Lyra, é um instrumento que realiza a comunicação entre o consciente e o inconsciente, possibilitando reparações profundas para que se possa externamente dar novas respostas a situações conhecidas, ou respostas adequadas para novas situações. Com isso, surge um olhar mais leve e mais comprometido com o desenvolvimento pessoal.” Andrea Brum Cunha, psicóloga. Campo Grande – MS.

 “Através da Imaginação Ativa foi possível iluminar a minha obscuridade, revelando o estado da minha alma e o que o meu ser mais necessitava compreender naquele instante. É um exercício que ensina a ser a Si mesmo. Cada vez que a faço uma Imaginação Ativa, sinto que sou levada de volta a minha essência. É indescritível como as coisas passaram a ter mais sentido!” Gabriela Molento, psicóloga. Campo Grande – MS

 

ABRIL

Estudos em Psicopatologias e Espiritualidade marcam módulo de Pós-graduação em Imaginação Ativa

Nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2018, o ICHTHYS Instituto sediou mais um módulo da Pós-graduação em Imaginação Ativa. O Módulo contou com as disciplinas de Psicopatologia com o Dr. Lucas Vaz de Lima Mattos e Psicopatologia e espiritualidade com o Dr. Carlos Harmath.

“Jung já postulava a função religiosa da psique como algo inato. A tentativa da ciência em abolir a participação dessa função natural pode ser percebida como umas das formas de adoecimento da psique, que se reflete também no adoecimento da sociedade.” Adelaide Pimenta. Belo Horizonte – MG

“É fato que a psique possui uma função religiosa, e isso encontra diferenciações nas ligações neurais dentro da estrutura cerebral, sendo assim capaz de provocar inúmeras transformações na vida de um indivíduo.” Regina Maria Grigório. Guarapuava – PR 

“Cabe a cada indivíduo perceber no sentir, pois o corpo tem uma sabedoria interna. Escutar o próprio corpo fortalece a imunidade e ele próprio se cura.” Roselis Bittelbrunn. Brusque – SC

 

Brusque sedia Curso de Imaginação Ativa com Sonia Lyra

Nos dias 14 e 15 de abril Brusque – SC sediou o primeiro módulo do curso de Imaginação Ativa com a analista junguiana, Dra Sonia Lyra.

Na noite anterior ao curso, 13 de abril, a Dra. Sonia Lyra proferiu a palestra “Doenças do corpo e da alma e a Imaginação Ativa como possibilidade de cura” e reuniu no Salão Paroquial São Luiz Gonzaga mais de 170 participantes, entre psicólogos, pedagogos, estudantes e público em geral. 

“O curso de Imaginação Ativa mostrou-se como uma técnica eficaz para nos ajudar com as feridas do corpo e da alma. Fez com que mergulhasse no inconsciente para dali tirar coisas novas e melhores provocando assim, o encontro com o meu verdadeiro Eu.” Miguel da Silva, Acadêmico de Psicologia.

“A Imaginação Ativa é um resgate do si mesmo. É um florescer para a vida.”  Ritiele Maria Zen, Psicóloga.

 

Palestra A Linguagem dos Sintomas reúne mais de 170 participantes em Guarapuava

No dia 20 de abril, sexta-feira, o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, recebeu a Dra Sonia Lyra para a palestra A Linguagem dos Sintomas. Mais de 170 participantes puderam aprender que as doenças podem ser encaradas como caminhos de cura, pois a alma gerará no corpo as dores e sintomas para que os indivíduos percebam através desta linguagem que algo não está certo e precisa ser transformado.

“A nossa mente é muito complexa. Sendo assim não sabemos lidar com nossos pensamentos ou coisas da nossa imaginação. A Psicologia busca entender essa máquina humana criada por Deus. Creio que o nosso corpo grita quando alguma coisa está errada.” Irene Kozlik.

“‘Ouvir a Sonia falar em desvendar os mistérios contidos na mente, nas profundezas do nosso self, torna as coisas alquímicas”. Dani Dalzoto, publicitária. Guarapuava – PR. 

“Este encontro foi muito bom e me trouxe mais questionamentos que despertaram uma vontade ainda maior de me conhecer profundamente, entender meu ser, minha alma, para assim cuidar de meu corpo.” Valdinei Padilha.

 

Guarapuava sedia curso de Imaginação Ativa

Guarapuava – PR sediou nos dias 20 e 21 de abril de 2019, o primeiro módulo do curso de Imaginação Ativa com a analista junguiana, Dra Sonia Lyra. No curso os participantes puderam aprender a teoria da Imaginação Ativa de Carl Gustav Jung e experimentar vivências práticas na utilização da técnica.

“A Imaginação Ativa é o caminho ao inconsciente. É nesse caminho que começa a nossa realidade diante da real consciência e da integração do inconsciente. Sem a imaginação não é possível criar nada; é a consciência que cria tudo.” Lex Kozlik, fotógrafo e publicitário. Curitiba – PR

“Com a Imaginação Ativa aprendemos a divinizar o humano em nós e humanizar o Deus em nós. Sensacional!” Bianca Strapasson, engenheira. Curitiba – PR.

“A Imaginação Ativa é a possibilidade autêntica de conexão com o ‘nosso segredo’. A cada nova descoberta, um descortinar para o nosso universo psíquico.” Karine F. Perondi, psicóloga.

 

Sonia Lyra é entrevistada no Programa Destaque na TV Tibagi

A Imaginação Ativa foi pauta do Programa Destaque na TV Tibagi, e levou aos estúdios da Rede Massa em Maringá a Dra Sonia Lyra. O programa foi ao ar na última quarta-feira, 25 de abril de 2018, às 10h45 no SBT TV Tibagi.

 

MAIO

 

ICHTHYS promove Workshop de Mindfulness com Dr Carlos Harmath

Marcando o início do mês de maio, O ICHTHYS Instituto promoveu no dia 1° de maio de 2018 o workshop Mindfulness como reprogramação somatopsíquica. O curso aconteceu na chácara Toca da Loba em Campina Grande do Sul e reuniu 17 participantes que puderam aprender diversas técnicas para silenciar e reencontrar o equilíbrio físico, mental e emocional. O curso foi ministrado pelo Dr Carlos Harmath, médico psiquiatra, neurologista, físico, analista junguiano; Membro do SBPA e da Internacional Association for Analytical Psychology.

“Nesta imersão em Mindfulness pude sentir uma maior aproximação com meu próprio corpo. Impressões que passavam despercebidas passaram a ser mais conscientes. As dores no corpo se tornaram mais suaves ao mesmo tempo em que a percepção se tornou mais aguçada e sensível”. Daniel Sender, 28 anos, jornalista.

“Sentir diferentes sensações aumentam o repertório de percepções do corpo em relação ao espaço/tempo e possibilitam observar que a simplicidade torna-se uma ferramenta importante na busca por uma vida com mais qualidade.” Paulo Henrique Pauli, professor de Educação Física.

 

Piracicaba sedia palestra e curso de Imaginação Ativa

A cidade de Piracicaba – SP recebeu pela primeira vez o curso de Imaginação Ativa – Teoria e Prática nos dias 19 e 20 de maio de 2018, ministrado pela Analista Junguiana Dra Sonia Lyra.

O evento foi precedido por uma palestra no dia 18, realizada no Lar Escola Coração de Maria e contou com a presença de 70 participantes. O tema ministrado foi Herói ou vítima – A caminho do autoconhecimento.

“Curso maravilhoso! Uma janela para a alma. Foi uma linda aventura para dentro de mim mesma em muito boa companhia. Uma aventura que só começou. Gratidão!” Tereza Sanae Makyama Tanaca – Limeira – SP.

“Todos desejam realização e uma vida plena. Para muitos a realização nunca chega porque falta o autoconhecimento. Para se conhecer é exigido permissão e é preciso coragem para permitir-se e aprofundar-se em si mesmo. Porém, esse processo é libertador e a realização já não é simplesmente uma definição, e sim um sintoma, uma manifestação física da Alquimia interior. Esse curso abriu-me um portal para esse caminho do trabalho interno, para a transformação e a realização existencial e compartilhada. Eu sou imensamente grata pela oportunidade de me comprometer com este conhecimento. Silvia Rísato. Piracicaba – SP.

 

JUNHO

FATEC de Ivaiporã recebe a palestra “A Linguagem dos Sintomas” com Sonia Lyra

A Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí – FATEC, em Ivaiporã, recebeu no dia 7 de junho de 2018, a palestra “A Linguagem dos Sintomas”, ministrado pela Analista Junguiana Dra. Sonia Lyra.

O evento promovido pela curso de Psicologia da FATEC, coordenado por Andressa dos Santos, aconteceu no Centro de Convivência Cultural e reuniu um público de mais de 50 pessoas, que puderam aprender que as doenças podem ser encaradas como caminhos de cura, já que é a alma que gera no corpo as dores e sintomas para mostrar que algo não está certo e precisa ser transformado.

“Pude entender como as emoções influenciam nossa saúde, produzindo sintomas que são manifestações dos complexos que desenvolvemos ao longo da vida.” Bruna Giseli Silva.

 “A Dra. Sonia proporcionou um momento enriquecedor com ideias inovadoras. Uma palestra envolvente que apresentou os estudos de Imaginação Ativa de modo claro.” Andressa dos Santos, coordenadora de Psicologia da FATEC.

 

Cascavel sedia seu primeiro Simpósio de Imaginação Ativa

O Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, sediou no dia 16 de junho de 2018, o I Simpósio de Imaginação Ativa. O evento já apresentado no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e também nas cidades de Brusque – SC, Videira – SC e Maringá – PR, reuniu profissionais da área de saúde, filosofia e religião e outros interessados, que puderam aprender sobre a Imaginação Ativa, uma técnica da Psicologia Analítica que visa estabelecer a interação entre a consciência e o inconsciente.

O evento organizado pelas psicólogas Lucia Reolon e Karine Perondi apresentou a Imaginação Ativa em seus diversos aspectos. Entre os temas ministrados se destacaram a Imaginação Ativa e Pesquisa no Brasil, ministrado pela Dra. Sonia Lyra; a Imaginação Ativa e Psicoterapia, apresentado pela Psicóloga Luciane Puerari; O Sandplay como possibilidade para a Imaginação Ativa, ministrado pela Psicóloga Marcia Zyskowski; Imaginação Ativa e o Cinema, apresentado pela Psicóloga Camila Zyskowski; Réquiem para Lázaro, ministrado pela Psicóloga Karine Perondi; Scintilla: a centelha oculta buscada pela Imaginação Ativa apresentado pela Psicóloga Renata Borges; Jardim Secreto: ministrado pela Psicóloga Sandra Almeida; Paixão: Poção ou veneno: Bebamos? apresentado pela Psicóloga Regina Maria Grigório e para fechar o evento A redenção de Salomé, ministrado pela Dra. Sonia Lyra.

“É com grande alegria que buscarmos tornar acessível a técnica da Imaginação Ativa, para levar às pessoas que necessitam, seja por questões físicas ou psíquicas, uma oportunidade muito pontual para as dificuldades vivenciadas pela alma”. Regina Maria Grigório, Psicológa e palestrante.

“Meu contato com a Imaginação Ativa vem de 4 anos, com 4 cursos e 3 Simpósios. A Imaginação Ativa é uma caixa de Pandora. Cada contato é uma nova descoberta e um renovo para o mundo interior e exterior. É uma experiência única que é necessário viver para entender de fato o seu significado.” Nathieli Mion, psicóloga.

“Entrar em contato com o processo de Imaginação Ativa é entrar em contato consigo mesmo, ou seja com o inconsciente. É o inconsciente que nos traz as imagens, com as quais podemos dialogar e que representam as diferentes partes de si mesmo.” Glaucia Kasper, psicóloga clínica.

 

Sonia Lyra palestra na Loja Maçônica de Itapema – SC

O Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Gideões da Paz, em Itapema – SC, recebeu no dia 29 de junho de 2018 a Dra. Sonia Lyra, que realizou a palestra “Doenças do corpo e da alma e a Imaginação Ativa como possibilidade de cura”.

Através da Imaginação Ativa, fica cada vez mais claro que as imagens que aparecem na imaginação, são de fato, símbolos representando partes profundas do interior. A principal finalidade da técnica é proporcionar a comunicação entre o ego e as partes do inconsciente.

“A palestra veio ao encontro da iniciação maçônica, que busca abrir o caminho para a verdadeira luz. A Dra. Sonia apresentou a Imaginação Ativa como possibilidade de cura e afirmo com convicção que há cura através dessa ferramenta. A Psicologia Analítica, a Maçonaria e a Alquimia andam de mãos dadas para abrir as mentes ainda dormentes e estagnadas” Sérgio Lyra, presidente da Grande e Augusta Loja de Perfeição Pero Vaz de Caminha no 7º Oriente de Itapema.

“Sempre ouvimos falar que “viver” num mundo de fantasias e imaginações nos afasta da realidade, mas a Sonia, em um diálogo muito acessível para nós leigos no assunto, nos mostrou justamente o contrário. Nossos sonhos, imaginações e fantasias em muito tem haver com aquilo que passa dentro de nós, nossos conflitos internos etc, que de certa forma somatizam no corpo físico” Leonardo Nunes, Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Gideões da Paz no Oriente de Itapema.

 

JULHO

Sonia Lyra apresenta artigo sobre Imaginação Ativa e a busca da flor de ouro no VIII Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana em Bogotá

Bogotá, capital da Colombia, sediou dos dias 11 a 14 de julho de 2018, o VIII Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana. O evento, organizado pela CLAPA – Comitê Latinoamericano de Psicologia Analítica, aconteceu no Claustro de Santa Barbara, pérola arquitetônica de Usaquén, hoje Centro de Estudos Pastorais Cardeal Anibal Munoz – CEPCAM.

Entre mais de 100 palestrantes de países como Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Equador, Cuba, Venezuela, Estados Unidos e Inglaterra, Sonia Lyra, (Dra. em Ciências da Religião, Mestre em Filosofia, Psicóloga e Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology) apresentou o artigo “Imaginação Ativa: em busca da flor de ouro”.

“A flor simboliza a quintessência das vias budista e taoista a serem trilhadas em busca do despertar de certo potencial secreto, enquanto que o ouro representa a luz. Embora a finalidade dos exercícios propostos por ambas as vias seja não utilizar imagens ou ideias, indo direto à raiz da consciência, ou seja, ao nível mais alto da prática proposta pela técnica da Imaginação Ativa, entende-se que essa busca deva se iniciar ao modo de estágios básicos de assimilação da sombra à luz”, afirma Sonia Lyra.

A apresentação aconteceu na sala 5, dia 12, das 9h às 10h30min e a mesa contou com a presença do argentino Maximiliano Peralta, criador da Fundação Jung Córdoba, e apresentação de Paula Boechat.

 

Sonia Lyra lança no Museu do Ouro em Bogotá, a Flor de Ouro, plataforma de estudos online

No dia 5 de julho de 2018 o Museu do Ouro, na cidade de Bogotá – Colômbia, marcou o lançamento da Flor de Ouro, plataforma de estudos online.

No cenário das ferramentas digitais, a Dra. Sonia Lyra, lançou a Flor de Ouro, uma plataforma de estudos online, que tem o objetivo de promover uma maior autonomia e engajamento, fatores indispensáveis para a melhor assimilação dos conteúdos e consequente evolução intelectual da consciência.

Na Flor de Ouro o aluno é convidado a interagir e aprender mais sobre Alquimia, Psicologia Analítica, Filosofia, Artes, Religião e Mística. www.aflordeouro.com.br

 

Encerra-se o último módulo do curso de Pós-graduação A formação da Personalidade

Dos dias 12 a 22 de julho de 2018, aconteceu no ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica o último módulo do curso de Pós-Graduação “A Formação da personalidade na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung”. O curso teve início em janeiro de 2017 e encerra neste mês de julho de 2018.

As disciplinas ministradas durante o módulo foram Metodologia científica; As Obras completas de Carl Gustav Jung; Sandplay; A personalidade diferenciada na arte e na mística; O processo de Individuação e Tipos Psicológicos; Além das disciplinas os alunos apresentaram seus respectivos artigos, elaborados durante o curso.

“Foi intenso e transformador. Como todos os outros módulos, me sinto outra pessoa após estes dias de pura imersão e aprendizagem. Realmente tocamos em algo que está além da teoria, experimenta-se a teoria viva e com muito sabor.” Gabriela Silva Molento, psicóloga e aluna da pós. Campo Grande – MS

“No último módulo, percebi que naveguei pela teoria da formação da personalidade, durante 2 anos, por meio de aulas vivenciais e intensas e que agora, estou preparada para o grande mergulho nas obras de Jung. O processo apenas começou!” Cláudia Reis, psicóloga e aluna da pós. Campo Grande – MS

 

Brusque sedia palestra “Os Sonhos no Caminho Espiritual” com Sonia Lyra

O cidade de Brusque sediou no dia 27 de julho de 2018, no Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque, a palestra “Os Sonhos no Caminho Espiritual”, com a analista Junguiana Sonia Lyra.

“Para Jung, a salvação é uma estrada longa que passa através de muitas portas, denominadas símbolos. As imagens contidas nos sonhos são simbólicas e implicam algo além do seu significado manifesto e imediato. Quando a mente explora um símbolo, é conduzida à ideias que estão fora do alcance da razão e evocam nesta experiência a realidade arquetípica”, afirma Sonia Lyra.

“Eu nunca considerei o conteúdo dos sonhos tão importante. Foi uma experiência inovadora em um mundo mais profundo do que aparenta. Excelente!” Anelise da Silva, Brusque – SC

“Olhar para universo tão vasto e desconhecido como o universo dos Sonhos é algo magnífico! É aprender a ouvir a voz de Deus!” Leonardo Oliveira, Brusque – SC.

 

Segundo módulo do curso de Imaginação Ativa acontece em Brusque

A cidade de Brusque – SC, sediou nos dias 28 e 29 de julho de 2018, o segundo módulo do curso de Imaginação Ativa – Teoria e Prática. O curso é ministrado pela Analista Junguiana Dra. Sonia Lyra, única profissional no Brasil dedicada a pesquisa e ensino da técnica.

Carl Gustav Jung, médico e psiquiatra suíço, considerou a Imaginação Ativa como o caminho mais efetivo o acesso ao inconsciente. À noite, durante os sonhos, o sonhador recebe sinais do inconsciente, porém a mente consciente não participa. Ao acordar, a mente consciente pode lembrar do sonho e refletir sobre seu significado, porém, durante o sonho ela não pode participar ativamente. Na Imaginação Ativa, ao contrário, a mente consciente está desperta e então participa dos acontecimentos conscientemente. No campo da Imaginação Ativa os dois níveis de consciência fluem um para o outro, complementando-se e trabalhando juntos.

“Com a Imaginação Ativa é possível caminhar pelo paraíso e sentir o puro Amor. É como dançar uma linda valsa vienense com Deus e descobrir que tudo isso está ao alcance da imaginação, se olharmos com os olhos da alma”. Leonardo Oliveira. Brusque – SC

“Palavras que tocam a alma; Experiências para toda a vida.” Cheila Molinari. Brusque – SC

 

Primeira etapa do minicurso “A Filosofia de Kierkegaard” acontece na UFPR

Nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2018, das 14 às 17 horas, aconteceu na Universidade Federal do Paraná, a primeira etapa do minicurso “A Filosofia de Kierkegaard”, ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Miranda de Almeida.

Prof. Dr. Jorge Miranda de Almeida é Pós-doutor pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS (2010); Doutor em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (2004); Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993); Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990).

O evento, promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade, coordenado pelo Prof. Dr. Edmilson Paschoal, faz parte da atividades do Pós-doutorado da Analista Junguiana Sonia Lyra.

 

AGOSTO

Sonia Lyra apresenta Segunda etapa do minicurso “A Filosofia de Kierkegaard” na UFPR

Nos dias 16, 23 e 30 de agosto de 2018 das 14 às 17h, no 6º andar UFPR – Campus Reitoria, a Prof. Dra. Sonia Lyra apresentou a segunda etapa do curso “A Filosofia de Kierkegaard” com o tema “Kierkegaard e as obras do Amor”. O objetivo das aulas não foi estabelecer um diálogo “sobre o amor” em Kierkegaard, mas sobre “As obras do amor”, cujo rigor consiste no dever do amor mútuo. O evento, promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade, coordenado pelo Prof. Dr. Edmilson Paschoal, faz parte da atividades do Pós-doutorado da Analista Junguiana Sonia Lyra.

 

Sonia Lyra realiza palestra em Campo Grande em parceria com a Clínica Scope

 A Analista Junguiana, Dra. Sonia Lyra, realizou no dia 10 de agosto, às 19h, no Anfiteatro da Clínica Scope, em Campo Grande – MS, a palestra “A linguagem dos sintomas”. O evento coordenado pela Dra. Didia Bismara Cury e apoio da Psicóloga Claudia Reis, reuniu dezenas de participantes que puderam aprender mais do tema.

“Para Jung o corpo depende da psique, e a psique depende do corpo. Muitas vezes, transformando o corpo não necessariamente transformamos a psique, mas ao transformar a psique, poderemos então ver seus efeitos no corpo. Através da técnica da Imaginação Ativa, podemos, através de um sintoma, encontrar as imagens que ali estão ocultas. Quando a técnica é aplicada adequadamente, esta imagem, que é uma das representações da psique, revelará o conflito, e então será possível promover a transformação desse sintoma e compreender o seu sentido”, afirma Sonia Lyra.

“Imaginação Ativa é você deslocar a sua maior dor do inconsciente e trazê-la para um tratamento profundo. É tratar a sua alma e se sentir livre.” Didia Bismara Cury, professora visitante da Harvard Medical School.

“A palestra esclarece de forma simples, o que os sintomas representam em nossas vidas: a oportunidade de autoconhecimento e do que desconheço em mim.” Claudia Reis, psicóloga.

 

SETEMBRO E OUTUBRO

ICHTHYS dá início a cursos online de Interpretação de Sonhos

 O ICHTHYS Instituto abriu no mês de outubro de 2019 as inscrições para as turma online do curso Análise e Interpretação de Sonhos.

Diferente das aulas da Plataforma Flor de Ouro, onde o aluno assistem as aulas a hora que desejar, a proposta do curso de Interpretação de Sonhos, consiste na interação virtual ao vivo dos alunos por webcam e áudio através do App Zoom.

Nesses encontros virtuais, os alunos poderão aprender sobre o simbolismo do universo onírico e participar relatando suas vivências e sonhos pessoais.

Os sonhos durante muito tempo foram considerados presságios do futuro. A crença moderna afirma que estão diretamente relacionados com a psicologia de cada um e com as atitudes e padrões de comportamento de quem sonha. O psiquiatra suíço Carl Jung desenvolveu um brilhante trabalho com seus sonhos e sua relação com o inconsciente.

 

Aulas de Estudos Alquímicos são disponibilizados na plataforma Flor de Ouro semanalmente.

Por séculos o conhecimento se restringiu a ser difundido oralmente ou pela escrita. Hoje as bibliotecas cabem nos dispositivos eletrônicos, rompendo as barreiras do espaço e do tempo. Na Palataforma Flor de Ouro o aluno tem acesso a novos conteúdos semanalmente e é convidado a aprender mais sobre Alquimia, Psicologia Analítica, Filosofia, Artes, Religião e Mística.

Confira o título das aulas já disponíveis na palataforma www.aflordeouro.com.br:

Aula 1 – Introdução ao tratado da Flor de Ouro. (Aula bônus)

Aula 2 – O que é a Alquimia?

Aula 3 – Dissolve a matéria em sua própria água.

Aula 4 – Será que ainda servimos aos deuses?

Aula 5 – O ouro é no principio pura potencialidade.

Aula 6 – Solve e coagula.

Aula 7 – Labor + oratório.

Aula 8 – Calcinacio.

Aula 9 – O Fogo Secreto.

Aula 10 – Opus.

Aula 11 – Introdução a problemática da Psicologia Religiosa da Alquimia. (Aula bônus)

Aula 12 – Opus Magnum.

Aula 13 – Circumambulatio .

Aula 14 – Cristo como paradigma.

Aula 15 – Solutio.

Aula 16 – O Herói.

Aula 17 – Atravessando o Mar Vermelho.

Aula 18 – O egoísmo e a cobiça isolam o homem.

Aula 19 – Quem beber desta da água…

Aula 20 – Comer a própria carne e beber o próprio sangue.

Aula 21 – Lázaro.

Aula 22 – Retirai a Pedra.

Aula 23 – Até onde quero ir?

Aula 24 – Circumbulando a sombra.

Aula 25 – Solidão

Para acessar, basta se cadastrar na plataforma e conferir os conteúdos livres e que os que podem ser adquiridos.

 

Curso “A Prática da Psicoterapia” reúne psicólogos de todo o Brasil em conferência ao vivo e online com Sonia Lyra

A analista junguiana, Dra. Sonia Lyra, promoveu durante os meses de setembro, outubro e novembro o encontro de psicólogos de diversos estados do país para o estudo da clássica obra “A Prática da Psicoterapia”de Carl Gustav Jung.

O primeiro módulo contou com 24 horas/aula e o segundo módulo inicia em fevereiro de 2019.  O curso, pautado no livro é de indiscutível relevância, sobretudo para praticantes da Psicologia Clínica.

 

NOVEMBRO

Sonia Lyra ministra workshop sobre Imaginação Ativa na III Jornada da Associação Junguiana do Brasil

A UNICAMP Campinas – SP sediou nos dias 9 e 10 de novembro, a III Jornada da Associação Junguiana do Brasil, que teve como temática a integração dos saberes e consciências. O evento aconteceu no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e contou com um workshop sobre Imaginação Ativa ministrado pela analista junguiana Adelaide Pimenta e a PhD e analista junguiana Sonia Lyra.

Sonia Lyra é pioneira no uso clínico da Imaginação Ativa, e desenvolveu uma ampla pesquisa sobre o bruxismo e os núcleos emocionais inconscientes relacionados, acessados através da técnica. O workshop reuniu dezenas de psicólogos que puderam aprender mais sobre a técnica da Imaginação Ativa, que tem como um dos principais objetivos acessar e integrar conteúdos do inconsciente à consciência.

“Participar do workshop de Imaginação Ativa foi uma experiência incrível. Mesmo que por um curto período de tempo, a Dra. Sonia, com toda sua sabedoria, simpatia e empatia conseguiu aguçar ainda mais o desejo de aprofundar na técnica de Imaginação Ativa.” Daiana Costa, psicóloga.

“Foi simplesmente incrível. A paixão da Sonia pelo tema o seu profundo conhecimento contribuíram muito para o aprendizado. Muito obrigado! Carmem Linden, psicóloga.

 

Piracicaba sedia segundo módulo do curso de Imaginação Ativa

Piracicaba – SP sediou nos dias 10 e 11 de novembro, o segundo módulo do curso de Imaginação Ativa – Teoria e Prática, ministrado pela Analista Junguiana Dra. Sonia Lyra. O curso, organizado pela Psicóloga Ana Silvia de Andrade, aconteceu no espaço Kairós e reuniu mais uma vez os participantes que puderam compartilhar suas experiências após entrarem em contato com a técnica no primeiro módulo do curso, que aconteceu nos dias 19 e 20 de maio de 2018.

“No curso encontrei muito mais do que vim buscar. Foi muito além das minhas expectativas. Além do conteúdo teórico-prático, o curso reforçou valores, despertou significados e resgatou o melhor de nossa essência! Ouvir a Sonia é ser levado por seu discurso a caminhos elevados de transcendência.” Silvia Rissato. Piracicaba – SP

“Me sinto muito grata pela oportunidade de aprendizado compartilhado com este maravilhoso grupo. Sonia, este ser iluminado, que o Universo nos deu a honra do encontro. Sinto que foi dada a largada para um longo e trabalhoso caminho, onde não é mais possível retornar.” Tereza Sanae Makyama Tanaca – Limeira – SP

 

DEZEMBRO

Sonia Lyra participa do lançamento do livro Cartas a Curitiba II

A analista junguiana, Dra. Sonia Lyra, participou na noite de 26 de novembro de 2018, do lançamento do livro Cartas a Curitiba II, organizado pela jornalista Iza Zilli. O evento aconteceu no Solar do Rosário e reuniu diversas personalidades de Curitiba que integram a obra.

No livro, 59 participantes redigiram cartas a cidade de Curitiba. A quarta carta da obra é de autoria da Dra. Sonia Lyra que registra sua profunda gratidão à cidade.

A obra reúne também cartas de pessoas como Darcy Piana, Ety G. Forte, Vera Lupion, Jayme Bernardo, Leonardo Petrelli Neto, Adonai Aires de Arruda entre outros.

 

Incubação de sonhos marca o fechamento do semestre da Pós-graduação em Imaginação Ativa 

O ICHTHYS Instituto, única instituição do Brasil a ofertar a Pós-graduação em Imaginação Ativa, sediou mais um módulo com a primeira turma de Pós em Imaginação Ativa. O módulo aconteceu nos dias 30 e 31 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2018, na sede campestre do Instituto, em Campina Grande do Sul, e reuniu psicólogas e analistas do estado do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Entre supervisões clínicas, os profissionais participaram de dinâmicas de incubação de sonhos e de criação e análise de desenhos espontâneos. Os desenhos são ferramentas analíticas muito eficazes e acessíveis à disposição dos psicólogos e analistas, já que são fontes de informações psíquicas. A realidade das imagens ocupa um lugar fundamental na concepção junguiana da psique, caracterizando a importância da interpretação das imagens quanto sua realidade científica. Os sonhos também se destacam como um importante instrumento que conduz a novas dimensões de consciência e do desenvolvimento da personalidade. Os sonhos se mostram como janelas para o mundo interior, revelam forças e podem propor a auto-reflexão para que o sonhador possa de fato enxergar a si mesmo e assumir uma nova postura no desenvolvimento e crescimento psicológico.

 

Artigo de Sonia Lyra integra a 14ª edição dos Cadernos Junguianos da AJB

Lançado no XXV Congresso da AJB, a 14ª edição da publicação Cadernos Junguianos, traz um artigo inédito da Dra. Sonia Lyra. O artigo apresenta a Imaginação Ativa como fator eficaz na prática da Psicoterapia.

Segundo a analista junguiana, Sonia Lyra, a alma humana é um processo vivencial, ou seja, vivo e em movimento e a imaginação é a chave para todo o opus alquímico. O artigo se estende por 17 páginas do livro, e além de tratar da assimilação dos conteúdos inconscientes, trata também da integração da personalidade e as sincronicidades.

Os interessados em conferir o artigo na íntegra, poderão adquirir o exemplar 14ª edição dos Cadernos Junguianos pelo e-mail cadernosjunguianos@ajb.org.br ou nas sedes dos Institutos.

 

Curso de Pós-graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental  do ICHTHYS preenche o número de vagas e encerra período de inscrições.

O curso de Pós-graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental, coordenado pela Dra. Sonia Lyra, encerra suas inscrições. O curso totaliza em 360 horas/aula e é divido em 4 módulos semestrais que iniciam do dia 19 a 27 de janeiro de 2019, de 20 a 28 de julho de 2019, de 24 a 31 de janeiro de 2020 e de 24 a 27 de julho de 2020.

O curso tem por objetivo principal oferecer conteúdos que possam atender o interesse e suprir a demanda por maior conhecimento da profundidade humana visivelmente ausentes no âmbito da formação acadêmico-profissional. Pretende, também, despertar no aluno, em conjunto com sua formação intelectual a busca pelo conhecimento profundo de si mesmo, convidando-o à experiência interior, enquanto possibilidade de desenvolvimento humano criativo.

Abertas as inscrições para nova turma de Pós-Graduação em A formação da Personalidade na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung

Jung propõe que se alguém quer educar para a personalidade, que primeiro seja educado, pois, sem determinação, inteireza e maturidade não há personalidade. O curso propõe abordar as questões essenciais que possam contribuir com a formação da personalidade desde seu germe na criança até o ideal do adulto, sendo portanto, a obra a que se chega pela máxima coragem de viver, pela afirmação absoluta do ser individual, e pela adaptação, a mais perfeita possível, a tudo que existe de universal. E tudo isso, aliado à máxima liberdade de decisão própria.

O curso de Pós-graduação – Lato Sensu (2019/2021) é coordenado pela Dra Sonia Lyra e é credenciado pela Resolução do MEC CNE/CES/01/2007 e têm a carga horária de 360 horas/aula. As aulas acontecerão na sede do ICHTHYS Instituto: Rua Fernando Cretella, 84. Bacacheri. Curitiba –PR.

Mais informações clique aqui. 

As inscrições podem ser realizadas até 30 de março de 2019 pelo telefone (44) 9 9904-2727 com Aline Zanon.

 

Sonia Lyra

Sonia Lyra é Pós-doutoranda da UFPR, Dra. em Ciências da Religião – PUCSP; Mestre em Filosofia – PUCPR; Graduada em Psicologia – PUCPR. Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology. Exerceu nos últimos dois anos a direção de Ensino do IJPR – Instituto Junguiano do Paraná, encerrando sua gestão em novembro de 2018, tendo ministrado aulas e supervisões clínicas nesse ínterim aos candidatos à formação de analistas.

Fica aqui também registrada nossa profunda gratidão a todos os nossos mestres, alunos, auxiliares, familiares, amigos e a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram na multiplicação do conhecimento transformador da Psicologia de Carl Jung.

As citações não são nominais, simplesmente para não cometermos omissões, já que foram tantos os que colaboraram conosco neste ano e ampliaram os caminhos da Imaginação Ativa. Que em 2019 nossos trabalhos possam se ampliar ainda mais, transformando a personalidade e a alma de todos o que são tocados por esta extraordinária técnica.

Feliz Ano Novo!

Translate »