Sonia Lyra apresenta artigo “Initiatory Dreams” em Conferência em Kerkrade na Holanda

Pós-graduandos em Imaginação Ativa se reúnem para mais um módulo do curso no ICHTHYS Instituto.
julho 10, 2019
Sonia Lyra entrevista na Holanda a psicóloga polonesa Katarzyna Kamisnka
julho 22, 2019

Entre os dias 21 a 25 de junho de 2019 a Dra. Sonia Lyra, PhD, participou da 36th Annual International Dream Conference, em Kerkrade na Holanda.

O evento foi organizado pela International Association for Study of Dreams, instituição que apoia a pesquisa e o estudo multidisciplinar dos sonhos e a aplicação do trabalho onírico por profissionais, bem como qualquer pessoa interessada nos aspectos científicos, psicológicos, espirituais, artísticos, curativos, culturais e extraordinários do sonho.

A Conferência já aconteceu em países como Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Irã, Itália, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Lituânia, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Durante a 36ª Conferência a Dra. Sonia Lyra, apresentou ao público um artigo sobre sonhos iniciáticos. No livro O Elixir Vermelho, (Lyra, 1999) a autora apresenta uma série de sonhos que inclui sonhos iniciáticos, os quais anunciam um novo estágio evolutivo psíquico/espiritual da consciência. Segundo Sonia, os sonhos iniciáticos são sonhos mais raros e ainda não constam da classificação junguiana de sonhos, o que torna essa apresentação inédita.

Segundo Sonia Lyra, PhD, na Psicologia Analítica de Carl Jung (1875-1961) os sonhos, carregados de imagens e emoções, representam as janelas da alma – a essência mais pura do psiquismo humano – uma vez que têm autonomia sobre a consciência. Para outros autores como, Anselm Grün, monge Beneditino, os sonhos preparam o caminho espiritual, sinalizando, vislumbrando a relação do homem com Deus.

Na obra de Sonia Lyra, O Elixir Vermelho, 1999, são apresentados entre uma série de mais de dois mil sonhos de uma mesma sonhadora, 178 sonhos, todos eles apontando para uma mesma direção: o Centro da Alma, ou o Self e sua possível integração ao eu/ego. Entre estes, percebe-se a presença, rara, de sonhos iniciáticos os quais anunciam o estágio evolutivo psíquico/espiritual em que a sonhadora se encontra, bem como a passagem para um novo nível de consciência.

No artigo apresentado, Sonia Lyra, PhD, afirma que os sonhos iniciáticos provém de uma camada profunda do inconsciente denominada inconsciente coletivo, o qual é constituído por forças com uma capacidade tremenda de gerar transformação: os arquétipos. Os arquétipos em si não têm imagem. As imagens são roupagens que os representam, diversificadas segundo as culturas, mas com a mesma proposta, isto é, com os mesmos padrões de comportamento. Por isso, as imagens, podem ser interpretadas.

Segundo Sonia Lyra, PhD, antigamente, os processos iniciáticos eram feitos nos templos, mas hoje em dia, pode-se dizer que ocorrem nos próprios sonhos, e o sonhador torna-se o templo onde poderão ocorrer as experiências emocionais que o conduzirão para o confronto consigo mesmo, seu próprio instinto e suas próprias forças.

Sonia Lyra é Doutora em Ciências da Religião; Mestre e Pós-doutora em Filosofia; Psicóloga; Analista Junguiana membro da IAAP (International Association for Analytical Psychology); Membro da ICP International Council of Psychologists; Autora de vários livros; Diretora do ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica.

Sonia Lyra dedicou o ano de 2019 para viagens e congressos internacionais com o objetivo principal de apresentar os Sonhos e a Imaginação Ativa e conhecer de perto o trabalho de profissionais internacionais, através de novas perspectivas.

Translate »