Sonia Lyra palestra na Loja Maçônica de Itapema SC

Sonia Lyra ministra curso de Filosofia na Universidade Federal do Paraná
junho 21, 2018
Sonia Lyra apresenta artigo sobre Imaginação Ativa e a busca da flor de ouro no VIII Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana em Bogotá
julho 16, 2018

O Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Gideões da Paz, em Itapema – SC, recebeu no dia 29 de junho de 2018 a Dra. Sonia Lyra, que realizou a palestra “Doenças do corpo e da alma e a Imaginação Ativa como possibilidade de cura”.

Sonia Lyra é pós-doutoranda da UFPR, Dra. em Ciências da Religião – PUCSP; Mestre em Filosofia -PUCPR; Graduada em Psicologia – PUCPR. Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology.

“Quando podemos modificar a psique, podemos alterar também os sintomas que o corpo sente. Para fazer esta transformação, podemos então, através da técnica da Imaginação Ativa, encontrar a imagem que representa a psique e que está oculta no sintoma. Dessa forma, através da prática adequada da Imaginação Ativa, podemos promover a transformação do sintoma”, afirma Sonia.

Através da Imaginação Ativa, fica cada vez mais claro que as imagens que aparecem na imaginação, são de fato, símbolos representando partes profundas do interior.  A principal finalidade da técnica é proporcionar a comunicação entre o ego e as partes do inconsciente.

Segundo Sérgio Lyra, presidente da Grande e Augusta Loja de Perfeição Pero Vaz de Caminha no 7º Oriente de Itapema, a palestra veio ao encontro da iniciação maçônica, que busca abrir o caminho para a verdadeira luz. “A Dra. Sonia apresentou a Imaginação Ativa como possibilidade de cura e afirmo com convicção que há cura através dessa ferramenta. A Psicologia Analítica, a Maçonaria e a Alquimia andam de mãos dadas para abrir as mentes ainda dormentes e estagnadas” afirma Sérgio.

“Sempre ouvimos falar que “viver” num mundo de fantasias e imaginações nos afasta da realidade, mas a Sonia, em um diálogo muito acessível para nós leigos no assunto, nos mostrou justamente o contrário. Nossos sonhos, imaginações e fantasias em muito tem haver com aquilo que passa dentro de nós, nossos conflitos internos etc, que de certa forma somatizam no corpo físico”, afirma Leonardo Nunes, Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Gideões da Paz no Oriente de Itapema.

Para saber mais sobre Imaginação Ativa acesse o site www.imaginacaoativa.com

Confira as imagens da palestra no Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Gideões da Paz, em Itapema – SC: