Sonia Lyra participa do lançamento do livro Cartas a Curitiba II

Piracicaba sedia segundo módulo do curso de Imaginação Ativa
novembro 23, 2018

A analista junguiana, Dra. Sonia Lyra, participou na noite de 26 de novembro de 2018, do lançamento do livro Cartas a Curitiba II, organizado pela jornalista Iza Zilli. O evento aconteceu no Solar do Rosário e reuniu diversas personalidades de Curitiba que integram a obra.

No livro, 59 participantes redigiram cartas a cidade de Curitiba. A quarta carta da obra é de autoria da Dra. Sonia Lyra que registra sua profunda gratidão à cidade.

A obra reúne também cartas de pessoas como Darcy Piana, Ety G. Forte, Vera Lupion, Jayme Bernardo, Leonardo Petrelli Neto, Adonai Aires de Arruda entre outros.

Confira um trecho da carta de Sonia Lyra a Curitiba:

(…) como mantive uma trajetória acadêmica indo do mestrado ou doutorado e deste ao pós-doutorado, temos novidades. Meu projeto é em Kierkegaard na Universidade Federal do Paraná e este autor foi trazido para o Brasil pelo Prof. Dr. Ernani Reichmann. Ernani, nasceu em Passo Fundo em 1920, estudou direito em Curitiba e bacharelou-se em 1945. Foi deputado no Rio Grande do Sul, mas retornou e fixou residência novamente em Curitiba em 1951 e de 1953 até 1981 atuou como professor do departamento de Ciências Econômicas da UFPR. Apesar de ser um homem público, sua maior contribuição foi a cultura brasileira pela sua vasta produção autobiográfica e as suas traduções do filósofo dinamarquês Kierkgaard, escritos que tomados em sua totalidade avultam cerca de 90 obras (…)
Ernani Reichmann, e a esposa Annie Tempel, passaram o ano de 1959 em Copenhagen, na Dinamarca, indo ao encontro de Kierkegaard direto de seu idioma, o fruto de seu trabalho foi a monumental seleção de textos, que sofreu duas edições uma em 1972 e outra em 1978.
Tais obras se encontram hoje na Biblioteca de Livros Raros da UFPR e tivemos no mês de agosto de 2018, após o Minicurso Kierkegaard com o Prof. Dr. Jorge Miranda de Almeida, convidado para complementar meu estágio pós-doutoral, juntamente com o diretor do departamento de Filosofia, o Prof. Dr. Antônio Edmilson Paschoal, a intuição de estudar a possibilidade da digitalização destas obras raras, cujo berço é Curitiba.
E nosso propósito levar em frente essa possibilidade, pois será um destaque para Curitiba em nível nacional que esse berço de uma cultura rara seja reconhecido e conhecido por estudiosos de todo mundo.
Desse modo, nessa tão breve síntese minha Carta a Curitiba, é de profunda gratidão a todos e especialmente a alguns (…)
 Sonia Lyra, 2019.

Sonia Lyra é Pós-doutoranda da UFPR, Dra. em Ciências da Religião – PUCSP; Mestre em Filosofia – PUCPR; Graduada em Psicologia – PUCPR. Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology.

Confira as imagens do evento:

Para conhecer mais sobre a trajetória de Sonia Lyra clique aqui.