Sonia Lyra, PhD palestra para integrantes da Polícia Militar do Paraná de União da Vitória

Sonia Lyra, PhD palestra sobre “As obras do amor de Kierkegaard” na UNESPAR.
outubro 18, 2019
5° Batalhão de Engenharia e Combate de União da Vitória recebe Sonia Lyra, PhD
outubro 19, 2019

A PhD Sonia Lyra, reuniu no auditório Wilson Ramos da Uniguaçu, em  União da Vitória (PR), dezenas de integrantes da Polícia Militar do Paraná. A palestra abordou as bases da Psicologia Analítica de Jung e conceitos como projeção e sombra. “Cuidar de si e a coragem de transformar-se” foi o título da palestra da doutora.

Sonia Lyra, PhD afirma: “É importante entender que o inimigo não é algo ou alguém do mundo externo, propriamente dito. Embora, muitas vezes seja necessário uma ação ou coibição no mundo externo para conter os instintos, a falta de sabedoria e a cegueira das pessoas. Contudo, o inimigo que é necessário olhar, fala de algo que é interno. Para olhar para dentro e trabalhar consigo mesmo é necessário ter a coragem para analisar as próprias emoções. É necessário pensar como será possível transformar os sentimentos. Hoje, como auxílio temos a medicação e até mesmo as religiões, que ajudam tremendamente o indivíduo, mas que muitas vezes não transformam o inimigo interno. Este inimigo acaba ficando cada vez mais violento e chega ao ponto de destruir o próprio corpo. O autoconhecimento é o caminho para a cura.”

Confira os depoimentos dos integrantes da Polícia Militar do Paraná em União da Vitória:

“Para nós, agentes sociais da Polícia Militar do Paraná, esta palestra tem é de uma importância ímpar. Nós lidamos todos os dias com a população. Então ter o conhecimento de quais são os meus desafios e conseguir espelhar suas posições de maneira positiva é de suma importância para o nosso serviço como policiais. A partir do momento que o policial consiga se conhecer e consiga tratar a si mesmo, poderá desenvolver um trabalho bem melhor com a comunidade.” PM Pilz. 

“Esta é um temática muito interessante, justamente porque a Dra. Sonia abordou alguns temas que já temos base nos nossos cursos de formação. Contudo, apesar de estudarmos esses assuntos na academia, em nossa rotina operacional diária, muitas vezes acabamos esquecendo dos fatores externos e internos que influenciam no nosso próprio bem-estar e nossa consciência. Iniciativas como esta, junto ao comando do Batalhão, são muito bem-vindas. Agradeço a da Dra. Sonia por nos trazer um pouco desse conhecimento que é muito vasto.” PM Polini.

Confira as imagens do evento: 

O evento faz parte da série de encontros que o Café Analítico tem promovido nas cidades de Porto União e União da Vitória. O Café Analítico é um grupo formado pelas psicólogas Leslie Almeida Andrucho, Jéssica Lemos, Fabíola Chagas,  Berenice Rolinski e Iara Roman e tem o objetivo de aprofundar-se mais na teoria analítica desenvolvida pelo psiquiatra e psicólogo Carl G. Jung, não apenas focado no conhecimento intelectual, mas também na troca de experiências pessoais e profissionais.

Translate »