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QUEM É SONIA LYRA ?

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Doutora em Ciências da Religião - PUCSP. Bolsista premiada CAPES. Tese - Nicolau de Cusa: Visão de Deus e Teoria do Conhecimento. Orientador Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé; Mestre em Filosofia - PUCPR. Dissertação - Jung leitor de Nietzsche: acerca da "morte de Deus". Orientador Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal; Graduada em Psicologia - PUCPR. Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology. Monografia - O monge como arquétipo universal. Orientador Prof. Dr. Glauco Ulson; Especialização: Harmonization du Corps Sutil - PUCPR. Jean-Paul Rességuier. Fotógrafa, Pós-graduada em Fotografia, Imagem e Movimento - UP-PR. Monografia - A outra face do enigma. Orientadora Profª Joseane Daher.

Pós Doutora em Filosofia - UFPR com a tese: Kierkegaard: obras pseudonímicas e edificantes.

 

Formação em artes orientais: Guo Huá (aquarela chinesa) - Instituto de Cultura Chinesa do Brasil; Shodô (arte japonesa de grafar kanjis e ideogramas) - Escola Junshin; Hai-Kai (poesia japonesa) - UFPR; Ikebana (arte japonesa dos arranjos florais) - Escola Bunkio; Tai Chi Chuan (arte marcial chinesa) - Instituto de Cultura Chinesa do Brasil.

 

 

Obras publicadas: O Elixir Vermelho... muitos falam de amor... (1999); "Nunca mais quero me sentir vulnerável" (2001); Nicolau de Cusa: Visão de Deus e Teoria do Conhecimento (2012); Jung leitor de Nietzsche: acerca da "morte de Deus" (2012); Revista Científica CONIUNCTIO de Psicologia e Religião (2012); A visão de Jung no seu tempo e na contemporaneidade (2014); Imaginação Ativa & Criativa (2016). Imaginação Ativa Matéria-prima da cura e quintessência da arte - (2017).

 

Diretora do ICHTHYS Instituto. Diretora do Departamento de Imaginação Ativa da Associação Junguiana do Brasil. Consultório particular e Supervisão clínica. Pesquisadora em Imaginação Ativa. 

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 Diferentemente do fundador da psicanálise, que prefere evitar
Nietzsche, ao menos publicamente, Jung se coloca diante dele disposto a debater com o autor do Zaratustra e extrair dele elementos para a sua própria ciência e para explicitar suas próprias intuições, como nos mostra
Sonia Lyra
O objetivo da autora deste livro é bem claro. Ela não pretende apenas mostrar como ocorre a leitura de Nietzsche por Jung, mas também avaliar o alcance desse debate, questionando, por exemplo, se "Jung estaria fazendo apenas uma análise psicológica de Nietzsche, ou se ele apresenta uma contribuição filosófica". Sonia Lyra pretende apresentar um trabalho relevante para a filosofia e, embora seu texto pareça despretensioso, seu leitor não pode se deixar enganar. Há aqui um canto de sereia. E o jogo de sedução tem início com os assuntos selecionados pela autora. Observe-se que ela parte do tema da morte de Deus para culminar no modo como, a partir dele, se delineia o problema do niilismo na cultura ocidental. Isto como uma espécie de pressuposto para adentrar, em seguida, nos temas próprios da psicologia junguiana correlacionados, necessariamente, com a força existencial da expressão de Nietzsche na fórmula "Deus está morto", Não é um trabalho despretensioso que aqui se apresenta, e não apenas por ser uma pesquisa inédita no Brasil. Trata-se de um trabalho tecnicamente bem montado, tecido com uma fina trama de conceitos encadeados em teses explicitadas em movimentos que lembram uma obra Mas sua maior riqueza ultrapassa seu caráter inédito ou sua arquitetura e se configura por ser uma tentativa de sedução. Nele, a beleza é apenas o artifício que atrai para as possibilidades, a fertilidade de pensamento que se abre com ele. Por meio dele a autora impõe significados ao material que toma em suas mãos a partir de vivências que se expressam e dirigem, com personalidade, uma abordagem própria e fértil tanto para a filosofia quanto para a psicologia.

 

Dr. Antônio Edmilson Paschoal

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 Nicolau de Cusa é um filósofo pouco conhecido entre nós. Nicolau de Cusa: Visão de Deus e teoria do conhecimento vem preencher esta lacuna e o faz de modo claro, profundo e, como o próprio Cusano, contemplando o mistério do que nunca pode ser plenamente definido, mas apenas intuído de forma negativa: o princípio incausado de tudo o que existe, Deus. Neste percurso, a autora nos faz entrar no sofisticado terreno de conceitos filosóficos e teológicos da tradição crista tais como, douta ignorância, visão de Deus (ambos t tulos de obras de Nicolau de Cusa sobre as quais ela se debruça) e a teologia mística e negativa. Todos eles se encontram num estorço comum: dizer o indizivel.
Para percorrer esta paisagem intelectual, a autora nos coloca em diálogo com conteúdos da filosofia cristã antiga e medieval O objeto deste estudo é a tentativa de compreender como podemos ver o invisivel a partir do visível, portanto, de conhecer o que nao se reduz ao sensorial, mas que dele participa, reunindo mundo material e espiritual diante de um intelecto humano encantado com o infinito. O Cusano buscou dar a filosofia um método de ver Deus, o mistério maior. Seu objetivo é, talvez, mais místico do que filosófico, mas seguramente é apaixonante para quem não se satisfaz com um mundo visível cego


Dr. Luiz Felipe Ponde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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VOCÊ SABE O QUE É IMAGINAÇÃO ATIVA?

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A Imaginação Ativa é a mais alta faculdade do conhecimento uma vez que cria os elementos para toda atividade relevante da alma. É Imaginação Ativa quando proporciona uma interação entre a consciência e o inconsciente, produzindo aquilo que tecnicamente pode ser chamado de funcao trancendente de italico. Quando praticada adequadamente, promove a transformacao do sintoma e ou a comprensao do seu sentido, bem como e uma das ferramentas mais eficazes para a pratica da pscoterapia e o processo de endividuacao.

 

Trata-se de um diálogo que travamos com as diferentes partes de nós mesmos, sendo por isso, um método dialético e ao mesmo tempo um processo de autoconhecimento que traz consigo a possibilidade de intuir o mistério humano e mergulhar em águas desconhecidas. Dessas mesmas águas emerge a dimensão criativa do homem, expressão do mais alto nível da Imaginação Ativa. A arte de curar se manifesta especialmente neste caso, no instante mágico da revelação do símbolo, o qual remonta a uma fonte independente que brota da natureza oculta no coração do homem.

 

(Corpus, anima, spiritus.)

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