folders 2025 (2).png
folders 2025.png
Design sem nome.png

QUEM É SONIA LYRA ?

separador.png

Doutora em Ciências da Religião - PUCSP. Bolsista premiada CAPES. Tese - Nicolau de Cusa: Visão de Deus e Teoria do Conhecimento. Orientador Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé; Mestre em Filosofia - PUCPR. Dissertação - Jung leitor de Nietzsche: acerca da "morte de Deus". Orientador Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal; Graduada em Psicologia - PUCPR. Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology. Monografia - O monge como arquétipo universal. Orientador Prof. Dr. Glauco Ulson; Especialização: Harmonization du Corps Sutil - PUCPR. Jean-Paul Rességuier. Fotógrafa, Pós-graduada em Fotografia, Imagem e Movimento - UP-PR. Monografia - A outra face do enigma. Orientadora Profª Joseane Daher.

Pós Doutora em Filosofia - UFPR com a tese: Kierkegaard: obras pseudonímicas e edificantes.

 

Formação em artes orientais: Guo Huá (aquarela chinesa) - Instituto de Cultura Chinesa do Brasil; Shodô (arte japonesa de grafar kanjis e ideogramas) - Escola Junshin; Hai-Kai (poesia japonesa) - UFPR; Ikebana (arte japonesa dos arranjos florais) - Escola Bunkio; Tai Chi Chuan (arte marcial chinesa) - Instituto de Cultura Chinesa do Brasil.

 

 

Obras publicadas: O Elixir Vermelho... muitos falam de amor... (1999); "Nunca mais quero me sentir vulnerável" (2001); Nicolau de Cusa: Visão de Deus e Teoria do Conhecimento (2012); Jung leitor de Nietzsche: acerca da "morte de Deus" (2012); Revista Científica CONIUNCTIO de Psicologia e Religião (2012); A visão de Jung no seu tempo e na contemporaneidade (2014); Imaginação Ativa & Criativa (2016). Imaginação Ativa Matéria-prima da cura e quintessência da arte - (2017).

 

Diretora do ICHTHYS Instituto. Diretora do Departamento de Imaginação Ativa da Associação Junguiana do Brasil. Consultório particular e Supervisão clínica. Pesquisadora em Imaginação Ativa. 

Design sem nome (19).png

 Antonio Edmilson Paschoal
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com pesquisa desenvolvida na Freie Universität-Berlin. Realizou dois estágios de pós-doutorado, um primeiro na Universität Leipzig, com pesquisa na Biblioteca Anna Amalia em Weimar (final de 2007 início de 2008) e um segundo na Ernst Moritz Arndt Universität Greifswald (segundo semestre de 2010 primeiro semestre de 2011). Foi professor do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 1987 a 2014 e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. Atualmente é professor da cadeira de "História da Filosofia Alemã: de Kant à Teoria Crítica" do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR e pesquisador (PQ-1D) do CNPq. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase na filosofia posterior a Kant, atuando em projetos sobre a "má consciência e o ressentimento" e "os limites da razão", nos quais desenvolve estudos sobre aspectos da filosofia de Nietzsche em interface com o pensamento de Kant, Dostoiévski, Schopenhauer e Foucault. Tomou parte em comissões do MEC, SEED-PR e ANPOF, coordenou o GT Nietzsche da ANPOF e atuou como avaliador e parecerista para a CAPES, o CNPq e para vários veículos de publicação da área de Filosofia. É autor de traduções e de publicações autorais, destacando-se os livros A genealogia de Nietzsche, Nietzsche e a auto-superação da moral e "Nietzsche e o ressentimento" (em fase de editoração). Atualmente é um dos editores da Revista Estudos Nietzsche, do grupo de estudos de Nietzsche da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.

 

Dr. Antônio Edmilson Paschoal

13.png

Dr. Glauco Ulson, palestrante do evento de
Celebração dos 30 Anos da Associação
EJunguiana do Brasil AAJBs
30 ANOS DA AJB:
Dr. Glauco Ulson: Formado em medicina pela Escola Paulista de Medicina; Psiquiatra.
Membro analista da IAAP - International
Association for Analytical Psychology; membro da AJB - Associação Junguiana do Brasil e do JUSP - Instituto Junguiano de São Paulo.
É fundador da SBPA e da AJB. Foi presidente da AJB e do IJUSP. o de novemoro

 

 

Dr. Glauco Ulson

 

Design sem nome (18).png

 Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé (nascido em Recife, 29 de abril de 1959) é um filósofo, escritor, ensaísta,[3]professor universitário e palestrante brasileiro. É doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo(FFLCH-USP), com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.
Iniciou a carreira acadêmica cursando medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, mas não concluiu o curso. Mais tarde também cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP), tendo feito doutorado pela mesma instituição, com suporte financeiro e mestrado pela Universidade de Paris. Realizou pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é vice-diretor e coordenador de curso na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É também professor de Ciências da religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de filosofia na FAAP.


Dr. Luiz Felipe Ponde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15.png
Design sem nome (2).png

VOCÊ SABE O QUE É IMAGINAÇÃO ATIVA?

separador.png

A Imaginação Ativa é a mais alta faculdade do conhecimento uma vez que cria os elementos para toda atividade relevante da alma. É Imaginação Ativa quando proporciona uma interação entre a consciência e o inconsciente, produzindo aquilo que tecnicamente pode ser chamado de funcao trancendente de italico. Quando praticada adequadamente, promove a transformacao do sintoma e ou a comprensao do seu sentido, bem como e uma das ferramentas mais eficazes para a pratica da pscoterapia e o processo de endividuacao.

 

Trata-se de um diálogo que travamos com as diferentes partes de nós mesmos, sendo por isso, um método dialético e ao mesmo tempo um processo de autoconhecimento que traz consigo a possibilidade de intuir o mistério humano e mergulhar em águas desconhecidas. Dessas mesmas águas emerge a dimensão criativa do homem, expressão do mais alto nível da Imaginação Ativa. A arte de curar se manifesta especialmente neste caso, no instante mágico da revelação do símbolo, o qual remonta a uma fonte independente que brota da natureza oculta no coração do homem.

 

(Corpus, anima, spiritus.)

CONHEÇA NOSSO CANAL NO YOUTUBE

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS

folders 2025 (5).png