Estudos sobre Mitologia marcam o III módulo da Pós em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental

ICHTHYS Instituto abre inscrições para cursos on-line semanais ao vivo.
janeiro 21, 2020
Entrevista Dr.Viktor Salis sobre Mitologia.
fevereiro 14, 2020

“Mito não é algo que aconteceu num tempo do passado e em terras distantes, aos outros. Mito é algo que acontece constantemente, a cada dia, exatamente aqui e agora, a nós.”  Kathleen Burt 

O III módulo do curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental no ICHTHYS Instituto, conta com a Mitologia como uma das disciplinas do curso.

A disciplina foi ministrada pelo Professor Dr. Viktor Salis. Professor Dr. Viktor Salis nasceu na Grécia. Formou-se em Psicologia em 1971 pela PUC/SP. Estudou com Jean Piaget em Genebra e com Igor Caruso na Universidade de Salzburgo, onde completou seus doutorados. Viktor Salis já tem mais de 50 obras publicadas.

Professor Dr. Viktor Salis trabalha como psicoterapeuta em um processo que denomina “Terapia Mítica”, que busca o conhecimento de si e do outro através dos mitos arcaicos e auxilia a compreensão do ser humano, conferindo-lhe seu sentido cósmico.

Durante o módulo os alunos produziram trabalhos sobre o tema. Confira alguns fragmentos destes estudos:

“Os mitos gregos, sempre tiveram uma função predominante na educação do espirito, porque contar histórias é o método pedagógico mais antigo e eficiente depois da simples imitação do comportamento. Temos que o processo de desenvolvimento da personalidade é representado na mitologia universal, por longas viagens e por provas que têm de ser realizadas. Há sempre a imagem dessa jornada por um caminho árduo e penoso, antes da admissão num novo estágio de consciência. Esse caminho é símbolo da totalidade da vida, quanto do processo de individuação. O primeiro passo a ser dado consiste em compreendermos que cada um de nós tem uma multidão de personalidades distintas que coexistem no mesmo corpo e que partilham a mesma psique. E que da mesma forma que a mente humana vivencia o mundo de forma dual – ou seja, dividimos o mundo e nosso próprio ser entre a escuridão e a luz, o “bom” e o “mau”. Caso contrário vamos permanecer julgando tudo eternamente, ficando primeiro com um lado, depois com o outro, mas raramente assumimos o grande desafio de integrar todas as partes em um todo. Como psicólogo clinico nos compete suportar junto com o paciente essas terríveis divisões, resgatando o mito particular de cada paciente. Utilizando-nos das ferramentas, do método irracional e técnicas que Jung desenvolveu ao longo de seus estudos, mas isso não significa que o caminho será fácil, no entanto podemos vislumbrar que será fantástico redescobrir esta arte perdida e torna-la possível ao homem moderno.” Glaucia Kasper. Psicóloga e aluna do curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental.

 ““A voz interior traz à consciência aquilo de que sofre a totalidade” (Jung, p. 198), mas para que haja essa possibilidade é preciso que o sujeito siga e realize sua própria lei.  Assim como fez Jesus quando tentado no deserto; ao invés de ceder a tentação comum de dominar todos os reinos da Terra segue a voz interior, reconhecendo então o que aprisionava o mundo e causava sofrimento e podendo propor um novo reino. Porque quem escolhe e trilha esse caminho libera, modifica e cura a sociedade e a si mesmo. Podemos perceber então que ao sujeito que escuta a voz interior cabe a decisão de aceitar, assumir e encarar o caminho que se revela para ele. E nesse caminho compreender que deverá sacrificar-se. Por isso muitas vezes tentamos nos esquivar dessa voz interior, mas ela “constitui aquela atividade objetiva da alma que, independentemente da vontade da consciência, gostaria de comunicar-se com a consciência por meio da voz interior a fim de conduzir o homem de volta à sua totalidade”. Mariana Godoy Casotti Branco. Psicóloga e aluna do curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental.

Dr. Viktor Salis é professor no curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental no ICHTHYS Instituto. Para conhecer os cursos de pós-graduação do ICHTHYS acesse nosso site.

Clique nos links abaixo e conheça os cursos de Pós-graduação ofertados pelo ICHTHYS Instituto para 2020 e 2021:

https://sonialyra.com.br/produto/pos-graduacao-em-imaginacao-ativa/

https://sonialyra.com.br/produto/pos-graduacao-a-pratica-da-psicoterapia/

https://sonialyra.com.br/produto/psicologia-analitica-religiao-ocidental-oriental/

Translate »