ICHTHYS Instituto realiza seu primeiro Congresso on-line: Imaginação Ativa ““ o sintoma como linguagem

Corpo sutil e Imaginação Ativa: Fronteiras entre o inconsciente psíquico e o inconsciente somático
1 01America/Sao_Paulo agosto 01America/Sao_Paulo 2020
Com os devidos cuidados, ICHTHYS Instituto realiza o primeiro curso de extensão em Imaginação Ativa em 2020.
22 22America/Sao_Paulo setembro 22America/Sao_Paulo 2020

O ICHTHYS Instituto realizou no dia 13 de setembro de 2020 seu I Congresso on-line: Imaginação Ativa ““ o sintoma como linguagem. O Congresso foi transmitido pela plataforma Zoom.us e foi presidido por Sonia Lyra, PhD, tendo também como congressistas as psicólogas pós-graduadas em Imaginação Ativa.

A necessidade urgente de abordar a doença com um novo olhar, motivou as congressistas a desenvolverem seus artigos e pesquisas, discutindo a relação da doença com o imaginário e a alma.

O congresso teve como tema “Imaginação Ativa: o sintoma como linguagem”, e apresentou pesquisas e relatos de casos sobre o tema, discutindo através da técnica da Imaginação Ativa a possibilidade de cura, bem como os caminhos da individuação propostos por Jung.

O objetivo do Congresso foi abordar o imaginário oculto nas dores do corpo e da alma. Entre os temas tratados estiveram o Câncer; Enxaqueca; Anorgasmia; Fibromialgia; Sí­ndrome de Burnout; Transtorno Obsessivo Compulsivo; Transtorno do Estresse Pós-traumático; Imaginação Ativa e os Processos Simbólicos.

O Congresso foi coordenado e apresentado pela psicóloga Maria Luiza Zanellato. Confira as congressistas e seus temas apresentados durante o evento:

SONIA LYRA, PhD. Abertura: A Coniunctio.

ADELAIDE DE FARIA PIMENTA. O efeito da aplicação da técnica da imaginação ativa no tratamento da sí­ndrome de burnout.

RENATA ALMEIDA BORGES. Fibromialgia: o despertador da alma.

ROSELIS BITTELBRUNN. Técnica da imaginação ativa aplicada em paciente com câncer de mama: relato de caso.

SANDRA R. DE ALMEIDA. Transtorno do orgasmo feminino e a técnica da imaginação ativa.

ANA SILVIA DE ANDRADE. A imaginação ativa como tratamento para a enxaqueca.

IARA ROMAN. A técnica da imaginação ativa no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo ““ TOC.

SONIA LYRA, PhD. Imaginação ativa aplicada a transtornos do estresse pós-traumático por violência urbana.

Os artigos completos poderão ser conferidos na terceira edição da Revista Coniunctio que pode ser adquirida pelo nosso site. Para adquirir a revista clique aqui.

Confira os depoimentos dos participantes:

“A cada passo nesse caminho deixado pelo Jung com a Imaginação Ativa, me encanta e atrai! O congresso foi impecável, as congressistas foram excepcionais e í  Sonia, minha gratidão pela sua perseverança no estudo e ensino da Imaginação Ativa! A Sonia, “segurou o bastão” com maestria e está preparando uma nova geração de profissionais para a continuação desse caminho para o inconsciente!” Soraia Ribari Saito Vinholi, Psicóloga.

“Transcender distâncias e os impedimentos da atualidade e conseguir sentir todas as emoções possí­veis é maravilhoso!
Fazer parte desse trabalho fantástico e seguir os ensinamentos da Dra. Sonia é descobrir que magia existe!”
Leonardo Junior de Oliveira, Psicanalista Clí­nico.

“Há sempre um diferencial transcendente que toca a alma na forma como o conhecimento é exposto pelo ICHTHYS Instituto. Uma aura que contagia a todos e instigando sempre em direção ao “Centro”. Parabéns!”
Vania Maria Mulek, Psicóloga.

“As pós-graduadas em Imaginação Ativa são as continuadoras corajosas e valorosas de um trabalho singular capitaneado pela Dra. Sonia Lyra! Impossí­vel descrever a emoção de participar de um momento histórico construí­do sobre a humildade, a generosidade e a sabedoria. Graças a ele, dezenas de pessoas encontram a libertação de dores atrozes que assolam as almas. Ouvir, de um paciente, o alí­vio de seu sofrimento, depois de enfrentar um martí­rio, mas mais que isso, ouvir que teve sua “vida salva” , pôde ser si mesmo, distinguir quem se é, libertar-se, em meio í  fibromialgia, enxaqueca, Burnout, câncer, TEPT, TOC e questões da sexualidade humana, me basta para confiar nessa abençoada ferramenta chamada imaginação ativa. É urgente abordar a doença com um novo olhar! É urgente olhar para o indiví­duo. E se eu puder levar uma pessoa que seja, por meu ofí­cio, a uma experiência como a que tenho ouvido e ouvi de novo hoje, uma que seja, terei honrado minha formação. Gratidão aos professores e colaboradores do Ichthys!” Ieda Bueno Ferraz, Psicóloga.

“Participar das ações educativas promovidas pelo ICHTHYS sempre vale a pena. Investimento garantido. Grupo profissional bastante sério.” Patricia, Psicóloga Clí­nica.

“O Congresso foi um evento incrí­vel e pudemos aprender com a troca de experiências tão importantes quanto sensí­veis, rumo ao maior dos encontros: com o nosso Self.”
Andrea Goulart Mendes Carruba, Psicóloga.

“O congresso foi incrí­vel, organização impecável, qualidade dos temas e palestrantes foi de alto ní­vel de ponta a ponta.” Valquí­ria de Almeida Pinto, Psicóloga clí­nica e organizacional.

“Parabéns por esse congresso instigante e comovente que ativou em mim a vontade e sensibilidade de cumprir cada vez melhor a tarefa a qual me propus de acessar a alma e estar com o outro.”
Maria do Carmo Pedrão. Psicóloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »