Metodologia experiencial marca o terceiro módulo da Pós-graduação A formação da Personalidade

UNIFEBE retorna das férias e reabre inscrições da Pós-graduação
janeiro 10, 2018
Maringá sedia minicurso A crise nos Relacionamentos com a Dra Sonia Lyra
janeiro 24, 2018

Durante 10 dias, o ICHTHYS Instituto sediou em Curitiba, o terceiro módulo da Pós-Graduação A Formação da Personalidade na Psicologia Analítica de C.G.Jung. As aulas do terceiro módulo aconteceram entre os dias 5 e 14 de janeiro, totalizando 100 horas/aula e as disciplinas lecionadas foram a Imaginação Ativa, Interpretação dos Contos de Fadas e seu papel na construção da personalidade, Análise e Interpretação dos Sonhos, As variações dos graus da Consciência, Instinto e Arquétipo, Anima e Animus. 


Confira alguns depoimentos dos participantes da Pós-graduação:

“Estar aqui permite experimentar o que as outras Academias não nos permitem: vivenciar o mundo interior e trabalhar nossas imagens arquetípicas. Congregar a teoria Junguiana com a nossa vida no aqui e agora, por meio de símbolos interiores é de uma grandeza fenomenal. É poder sentir que mesmo em meio a tanta adversidade, surge de fato uma verdade até então esquecida, ou melhor, adormecida e o entendimento de que o inconsciente necessita ser amplamente desvendado numa amplificação de consciências.” 
Ligia Schwarz, psicóloga. Brusque – SC

 

“Me impressiona a vastidão e os labirintos percorridos por Jung para trazer à luz a brilhante formação de si mesmo. Todo o conteúdo e metodologia experiencial vividos nestes dias proporcionam marcas, impregnadas para sempre. Creio que essas marcas facilitam exercer questionamentos que me levarão a descobertas incríveis de mim mesma. Ter claro o processo em andamento de minha caminhada interna, usando a comparativo dos contos de fadas, da dinâmica dos sonhos, associada à teoria, equivale humildemente a um processo de transformação alquímica em ebulição, que irá ferver dessa forma e intensidade por muito tempo. Uma emoção me toma de grande gratidão pela forma, método, carinho e zelo com que tudo foi preparado.” 
Vania Maria Mulek, psicóloga. Curitiba – PR 

 

“Foi instigante e curioso trabalhar Contos de fadas. Estava muito longe de minha consciência que eles seriam a mais pura e a mais simples expressão dos processos psíquicos do inconsciente. Lembrar do meu conto de fadas da infância foi muito interessante, pois ficou muito claro a representação dos arquétipos na sua forma mais simples e concisa.
Saber o que está em jogo, a moral da história, ajuda a levar a reflexão, pois é esta a maneira de fazer o processo da pré-figuração. Quando damos atenção somente ao consciente, deixamos que o nosso inconsciente responda em nosso corpo, mas quando realmente aprendemos a dar atenção ao inconsciente, podemos sentir mais nossas emoções e sentimentos. Tudo vai depender se queremos enfrentar ou não os desafios que encontrarmos em nossas reflexões.”
Suzane Reque, psicóloga. Curitiba – PR

 

“Foram dias de muitas vivências e teorias. Pude aprender e perceber, de fato, a fluidez dos processos psíquicos, quando acessados de forma correta. A técnica de Imaginação Ativa, Contos de Fada e Sonhos fazem todo o sentido para este crescimento. Ao entrar no mundo encantado dos Contos, em cada história, aliada à teoria, senti uma experiência ímpar. A compreensão do mundo mágico dos sonhos confirma que a busca do Si-Mesmo é uma oportunidade que todos temos.”
Valnete Dulce de Melo Afonso, Psicóloga. Araxá – MG

 

“Vontade de aprofundar-se mais e mais. O desenvolvimento da personalidade é descobrir o que se é. Parece simples, mas é uma árdua tarefa.”
Gabriela Molento, psicóloga. Campo Grande – MS

 

“Toda a experiência vivenciada ao longo da Pós-graduação de Desenvolvimento da Personalidade, de forma teórica e prática, me leva a afirmar que a cada módulo promove um crescimento e desenvolvimento que não seria capaz de imaginar. A pessoa que sou hoje é muito diferente da ingênua garota que aqui chegou. Em especial neste módulo consegui subir alguns degraus tanto em conhecimento teórico quanto vivencial.
Os contos de fada e sonhos me levaram literalmente para uma outra dimensão da simbolização, fornecendo técnicas e ferramentas para adentrar no mundo da alma, que é atemporal e que quer ser visto. Este módulo me transbordou para outro patamar de conhecimento e faz com que eu perceba que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que eu consiga cada vez mais estar com o espírito reflexivo ativado.”
Sandra Regina de Almeida, psicóloga. Maringá – PR

As aulas abriram novas janelas para olharmos e explorarmos. O encontro com meu passado certamente marcará uma nova etapa do entendimento sobre mim mesma. Fascinante foi a minha descoberta. Tudo está ligado e conectado, e fazer parte deste todo me faz aprender o caminho para voltar para Casa. 
Claudia Reis, psicóloga. Campo Grande – MS

Para saber mais sobre esta Pós-graduação em Brusque – SC, clique aqui.

A próxima turma de Pós-graduação em Curitiba se inicia em janeiro de 2019. Para mais informações solicite pelo email contato@sonialyra.com.br