Workshop de Mindfulness com Dr Carlos Harmath possibilita a ampliação das percepções sensoriais e reconexão com o corpo

Sonia Lyra é entrevistada no Programa Destaque na TV Tibagi
abril 27, 2018
Piracicaba, Londrina e Maringá abrem inscrições para curso de Imaginação Ativa
maio 7, 2018

Marcando o início do mês de maio, O ICHTHYS Instituto promoveu no dia 1° de maio de 2018 o workshop Mindfulness como reprogramação somatopsíquica. O curso aconteceu na chácara Toca da Loba em Campina Grande do Sul e reuniu 17 participantes que puderam aprender diversas técnicas  para silenciar e  reencontrar o equilíbrio físico, mental e emocional.

O curso foi ministrado pelo Dr Carlos Harmath, médico psiquiatra, neurologista, físico, analista junguiano; Membro do SBPA e da Internacional Association for Analytical Psychology.

“O Mindfulness não é uma forma especial de alcançar um estado elevado ou uma técnica de elevação, mas um modo de ser. É necessário aprender a estar no presente através da meditação e em seguida a prática faz o trabalho de transformação e cura. Todas as pessoas são criativas e intrinsecamente inteligentes, basta uma chance para perceberem essa verdade dentro de suas próprias experiências”, afirma Dr Carlos.

Confira o depoimentos dos participantes:

“Ainda estou assimilando a experiência com o Mindfulness. De qualquer forma, gostei muito do ambiente e das práticas. Consegui aprender e integrar novas perspectivas ao que já tinha vivido com a meditação e percepção corporal. Grato pela vivência!” Pedro Henrique Bossa, Feng Shui Pessoal.

“Foi um grande momento de aprofundamento na prática da meditação mindfulness. O ambiente diferente e o grupo bem harmonioso e aplicado, favoreceu muito a prática e o reencontro com meus bloqueios. Foi bem estimulante para a continuidade. Obrigado por esta oportunidade!” Maria Helena, 53 anos, psiquiatra.

“Foi muito interessante participar das atividades de Mindfulness. Pude ter uma noção maior do meu corpo nos exercícios de caminhada. Pude prestar mais atenção nos meus movimentos e pensamentos. Nos exercícios de respiração pude manter o foco e o tempo pareceu passar mais rápido. Nos exercícios de scaneamento corporal pude relaxar ao mesmo tempo que sentia a energia em casa membro. Sinto que estou mais energizada e repetirei os exercícios para poder me concentrar nas tarefas do dia a dia.” Emanuelle Kotson de Medeiros, 31 anos, digitadora e musicista.

“Nesta imersão em Mindfulness pude sentir uma maior aproximação com meu próprio corpo. Impressões que passavam despercebidas passaram a ser mais conscientes. As dores no corpo se tornaram mais suaves ao mesmo tempo em que a percepção se tornou mais aguçada e sensível”. Daniel Sender, 28 anos, jornalista.

“O curso possibilitou o desenvolvimento das percepções sensoriais por seus diferentes canais. Tudo começa com a atenção plena e assim podemos aumentar nossa conexão com o próprio corpo e ampliar nossa consciência.” Lex Kozlik, 32 anos, publicitário.

“Obrigada Dr Carlos pela experiência de sentir-me mais viva. Gostei muito das práticas, partilhas e de trazer à consciência aspectos cotidianos que fazem toda a diferença para esse novo modo de vida mindfulness. Acredito que todos estes aspectos enriquecem de várias perspectivas a nova forma de sentir e viver.” Bianca Strapasson, 30 anos, engenheira.

“O workshop de Mindfulness foi muito interessante, fornecendo informações valiosas, relacionadas com as últimas informações científicas e biomédicas do benefício desta prática. As atividades foram excelentes para aprender e aprimorar as diversas formas de ‘estar mindfulness’, seja com as práticas formais diárias ou informais.” João Carlos F. Neto, 39 anos, professor.

“Sentir diferentes sensações aumentam o repertório de percepções do corpo em relação ao espaço/tempo e possibilitam observar que a simplicidade torna-se uma ferramenta importante na busca por uma vida com mais qualidade.” Paulo Henrique Pauli, professor de Educação Física.

“O conhecimento de si com certeza nos remete a percepções sensoriais tantas vezes deixadas de lado. Tirar um tempo em nosso dia a dia maluco para se aprofundar em técnicas como esta, nos permite nos reinventarmos e isto é fantástico!” Ligia Schwarz, 53 anos, Psicóloga.

“O curso proporcionou uma consciência corporal ainda maior. Percepções sensoriais e motoras que antes mantinham-se no automático me fizeram  recordar da nossa capacidade de manter-se no aqui e agora. A meditação e respiração reforçaram meus propósitos de uma vida mais saudável”. Suzann Strapasson, Dentista.

“Viver mindfulness é uma proposta que casa com o que tenho buscado. As impressões que ficam são maravilhosas; experiências de re-ligação e interação com o sagrado. Gratidão!” Luciane Kellen Puerari Pauli, 37 anos, Psicóloga.

“Passei um excelente dia em um lugar agradável. Não percebi o tempo passar, mas tive inúmeras percepções novas sobre o meu ser. Vários momentos de descobertas e práticas interessantes que certamente vou levar para o meu dia a dia.” Giancarlo Bibas, 57 anos, Industrial.

“A apresentação dos conteúdos teóricos foi clara e transmitida de forma tranquila e agradável. As atividades práticas propuseram a possibilidade cotidiana de apreciação e harmonia a partir da presença da consciência eu-ambiente.” Fabiane, 55 anos, procuradora da Fazenda Nacional, Professora Universitária.

“Senti o vento frio passando pelas mãos e pernas, cheiros diferentes que se misturam no ar. Senti o terreno, a subida, a descida, o esforço para vencer cada um. Percebi a diferença da luz, como muda a paisagem e de certa forma como percebemos o ambiente através dela. Percebi que meu corpo está mais relaxado, me senti mais à vontade e tranquilo, como o corpo mais solto e mais leve.” Fabio de Aguiar, 33 anos, arquiteto.

“O dia de curso Mindfulness foi excelente, contribuindo para o aprendizado experencial de forma muito rica. As percepções foram desde teóricas apresentadas pelo Dr. Carlos Harmath, até sensoriais, sentimentais, corporais entre outras que ainda não reconheço para mencionar. O local do curso é muito agradável, possibilitando um aprendizado motivador. Ocorreram-me sensações de fluidez, calma, alegria e leveza. A condução dos exercícios foi a todo momento de forma acolhedora e tranquila, nos levando ao estado de trabalho consciente e também ao inconsciente.” Thamilla França, 29 anos, Acadêmica de Psicologia.

“Uma gama de experiências profundas, intensas e inesperadas. O mistério se abre aos olhos do cotidiano no mindfulness da respiração, dos sabores, dos sentidos atentos e despertos, na sincronicidade com os animais, com a gatinha, os melhores sentimentos e sensações. Para o pensamento apenas uma palavra: Gratidão, banhada em lágrimas de compaixão!” Sonia Lyra, 62 anos, Psicóloga e Analista Junguiana.

Confira a entrevista da Dra. Sonia Lyra no Programa Light News na Rádio Transamérica Light 95.1 FM – Curitiba – PR:

Confira o vídeo com o Dr Carlos Harmath, saiba mais sobre o Mindfulness e se inscreva para a próxima turma do Workshop Mindfulness como reprogramação somatopsíquica.