ICHTHYS Instituto sedia último curso de Imaginação Ativa do ano de 2019

ICHTHYS Instituto sedia segundo módulo do curso em Imaginação Ativa com Sonia Lyra, PhD
20 de outubro de 2019
Sonia Lyra, PhD, participa do Colóquio “Jung e a Alquimia do tempo” na França.
10 de dezembro de 2019

Curso Imaginação Ativa com Sonia Lyra, PhD. ICHTHYS Instituto

O ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica, sediou nos dias 9 e 10 de novembro de 2019, o último curso do ano em Imaginação Ativa.

Segundo Robert A. Johnson, responsável pela sistematização da técnica, a Imaginação Ativa é um diálogo que travamos com as diferentes partes de nós mesmos que vivem no inconsciente. Esta experiência evidencia a possibilidade de adentrar as fantasias interiores, participar consciente delas e transformá-las em uma troca ativa entre os sistemas de energia Consciente e do Inconsciente.

O curso, ministrado pela Analista Junguiana Sonia Lyra, PhD, é dividido em dois módulos de 20 horas cada, com um intervalo de 3 meses, para que os participantes possam praticar e desenvolver consigo mesmo o uso da técnica de Imaginação Ativa.

Confira os depoimentos de alguns dos participantes da turma:

“Após essa incrível experiência, saio do ICHTHYS Instituto com muitos propósitos. O crescimento interno pode ser cada vez mais aprimorado com o uso de técnicas facilitadoras como a da Imaginação Ativa. Percebo que tenho muitos caminhos a percorrer para chegar onde almejo e que descobri através da adorada Sonia Lyra que isto é possível. Gratidão!
Liz A. B. Braz de Oliveira, Psicóloga.

“O 1º módulo  do curso de Imaginação Ativa foi uma surpresa que superou as expectativas! Fico muito grata pela oportunidade desta experiência. Espero praticar muito para aprimorar e vivenciar a Imaginação Ativa cada vez com mais profundidade. Encontrei a Imaginação Ativa no meu caminho e sinto que ela faz de minha jornada pessoal e profissional.”
Soraia Viseroli. Psicóloga.


“Há anos já ‘paquero’ o trabalho da Dra. Sonia Lyra, desde seu livro “O Elixir Vermelho”. E para mim o curso de Imaginação Ativa superou as expectativas. Vejo na Sonia Lyra uma pensadora comprometida e profunda! Uma profissional admirável e respeitável. Sinto a profundidade de sua fala, bem como sua ética. São raras as pessoas as quais vemos falando de Jung com tamanha profundidade e experiência em sua própria trajetória. Ela une conhecimento teórico-acadêmico, a seriedade, a profundidade, o respeito, a empatia ao outro e a sensibilidade. A Sonia é como árvore madura.” Zara L. Psicóloga. Analista da SBPA. Mestre em Ciência da religião, UFJF. Doutoranda em Psicologia, UFJF.


“O curso de Imaginação Ativa marca um divisor de águas dentro destes anos de experiência em que percorri na Psicoterapia. O curso está proporcionando o aprimoramento do meu autoconhecimento, que refletirá diretamente na qualidade do meu trabalho, tanto na saúde pública quanto em consultório particular.”
Fabíola Chagas, Psicóloga Clínica e da Saúde.


“Experiência incrível, repleta de conhecimento, o qual é vivenciado na prática. Oportunidade de autoconhecimento autêntico.”  
Daniela Fiorese, Psicóloga.


“O primeiro módulo do curso de Imaginação Ativa proporcionou muito aprendizado e conhecimento. Gratidão é a palavra que expresso à Drª Sonia e Aline no suporte e organização. Drª Sonia uma profissional brilhante que me encantou e com a qual quero seguir meu caminho e minha jornada na Psicologia Analítica.” Arilda Vargas, Psicóloga Clínica.


“O amor é a fruta da época de todas as estações e está ao alcance de cada mão.” (Madre Teresa). “Li essa frase em um dos momentos do intervalo do curso e penso que o conhecimento também é algo que está ao alcance de cada mão, porém eu preciso escolher ficar na pontinha dos pés e esticar o braço para coletá-lo. Ser apresentado ao conhecimento oferecido pela Sonia, durante estes dois dias do curso de Imaginação Ativa, me ajudou a estender o braço e tocar uma parte em mim até então não instrumentalizada para isso.” Marcio R. Ratajczyk, Psicólogo.

Além dos cursos de extensão em Imaginação Ativa, o ICHTHYS Instituto oferta cursos de Pós Graduação em Psicologia Analítica. Para saber mais sobre os cursos de Pós-Graduação do ICHTHYS Instituto, clique aqui.

Translate »