Campinas sedia segundo módulo do curso de Imaginação Ativa

Estudos em Imaginação Ativa e Psicopatologias marca o curso de Pós-graduação no ICHTHYS
fevereiro 18, 2018
Café com a imprensa: conversando sobre Imaginação Ativa
fevereiro 28, 2018

Campinas – SP sediou no último final de semana, 24 e 25 de fevereiro, o segundo módulo do curso de Imaginação Ativa com a analista junguiana, Dra Sonia Lyra. O módulo foi ministrado no Colégio Ave Maria e integra as 40 horas do curso de extensão universitária.

Na noite de 23 de fevereiro a Dra. Sonia Lyra proferiu a palestra “Doenças do corpo e da alma e a Imaginação Ativa como possibilidade de cura” e reuniu no Lar Escola Coração de Maria, mais de 200 participantes, entre psicólogos, pedagogos, religiosos, estudantes e público em geral.

Nos dias seguintes, o Curso de Imaginação Ativa, contou com 15 participantes, que puderam, além de aprender a teoria, experimentar vivências práticas na utilização da técnica.

Para a organizadora do curso em São Paulo, Ana Silvia de Andrade, a presença da Sonia Lyra e o ensino da técnica, possibilita que pessoas do Estado de São Paulo e outros estados vizinhos conheçam e vivenciem a Imaginação Ativa, técnica que permite o acesso à riqueza da alma humana e a transformação da energia psíquica.

A presença da Sonia Lyra na região paulista trabalhando com maestria a técnica, está repercutindo positivamente e, conforme expressão da própria Ana Silvia, despertou nos participantes o “gostinho de quero mais”… pois novas pessoas estão interessadas em fazer o Curso de Imaginação Ativa. Segundo a organizadora, em breve teremos uma nova turma do Curso, desta vez em Piracicaba/SP.

Confira os depoimentos de alguns participantes do segundo módulo do Curso de Imaginação Ativa em Campinas – SP: 

“Fim de semana intenso com Imaginação Ativa! Obrigada à Sonia Regina Lyra e ao grupo, pela aprendizagem e compartilhamento de tantos conteúdos!” (Andrea Goulart de Carvalho – Belo Horizonte)

Experiência profunda e duradoura. Impossível avaliar o tamanho de sua repercussão em minha vida e até onde vai reverberar… A afinidade sincrônica do grupo contribui demais! O conhecimento, experiência e afetividade da Sonia Lyra são fundamentais! Obrigada a todos!” (Maria Elisa Raymundo Guedes : São José do Rio Preto/ SP)

“Após o segundo módulo do Curso de Imaginação Ativa, sinto uma enorme responsabilidade em dividir com meus pacientes essa técnica, que pra mim e um divisor de águas em práticas psicoterapêuticas. Trata-se de um caminho em direção ao Divino que habita em cada um. Falar sobre I.A. é bem delicado, pois sua dimensão se perde nas palavras, por se tratar de um fenômeno que para alcançar sua totalidade só mesmo sendo experienciado”. (João Luiz Bráz- Psicólogo – Juiz de Fora / MG)

Está sendo mágico até agora a experiência vivida neste final de semana com o segundo módulo do Curso de Imaginação Ativa. Neste aprofundamos o mergulho na dimensão imaginal da Psique. Não somente observar e identificar conteúdos, mas aprendemos a interagir, ou seja, dialogar com os conteúdos de forma mais efetiva conforme a aproximação de ambos. Todo o trabalho foi permeado com muita sensibilidade ética. Agradecido Sonia Lyra”. (João Maciel – Psicólogo Clínico – Brasília/DF)

“O curso de Imaginação Ativa abriu meus horizontes profundamente. Observei mudanças significativas em mim após a prática da Imaginação Ativa. O conteúdo foi passado com maestria pela professora Sonia Lyra além do acolhimento no início de nossa prática nas aulas. Obrigada por todo o conhecimento que adquiri no curso e que é agora um marco na minha vida”. (Elisabeth Cesar Russo – Psicóloga – Itajubá / MG)

 “Percebi que o processo de autoconhecimento da técnica Imaginação Ativa, possibilitou-me caminho de autoconhecimento de modo profundo e transformador”. (Cleusa Aparecida Rodrigues – Graduanda de Psicologia – Campinas/SP)

A conclusão do curso de Imaginação Ativa me deu a certeza de que esta é a melhor ferramenta psicoterapêutica que pude conhecer voltada tanto para o autoconhecimento como para a prática clínica enquanto profissional da psicologia. Ela permite transitar desde os mais escuros e trevosos abismos até os mais iluminados e gloriosos céus da natureza humana e, ao ser realizada com amor, atitude e respeito, é capaz de maravilhosas transformações. Me sinto profundamente honrado por ter conhecido esse trabalho e também por ter sido guiado através dele pela Sônia Lyra, a quem agradeço muito!” (Percilio Araujo da Silva Filho – Psicólogo – Osasco/SP)

O curso de Imaginação Ativa me permitiu acessar as partes mais profundas do meu ser. Como fruto desse trabalho interno, o autoconhecimento foi expandido. Venho compreendendo melhor o funcionamento do meu Eu a cada experiência vivida na I.A. Com toda essa sabedoria aprendida mediante os ensinamentos de Sonia Lyra, me sinto entusiasmada a passar adiante tamanha riqueza, podendo proporcionar que outras pessoas vivenciem essa experiência extremamente intrínseca e libertadora”. (Mariana Pereira Althmann – Psicóloga Clínica – Campinas/SP)

“Que trabalho maravilhoso. Parabéns! Tenho certeza que se Jesus estivesse aqui agora, neste mundo tão doente, é isso que ele faria”. (Maria José Casagrande – Piracicaba/SP)

Entrar em contato com a Imaginação Ativa é como reencontrar o caminho de casa depois de muito buscar. Sinto uma imensa alegria e gratidão por este encontro tão significativo e precioso. Sou grata à Sonia Lyra por nos conduzir pelos caminhos da Imaginação Ativa com tamanha força e integridade, tocando em cheio o nosso Self. Eu me sinto profundamente instigada a prosseguir por esta estrada a dentro. E que assim seja!” (Cíntia M. Dias Lima – Piracicaba/SP)

“Uma verdadeira experiência do símbolo vivo!” (Emilene Raquel Frigato Passini – Campinas/SP)

“Sobre o curso de Imaginação Ativa, simbólico é chama-lo de curso, tamanha é a sua grandiosidade. No mínimo trata-se de um embarque às profundezas da nossa alma” (João Luiz Braz – Juiz de Fora/MG).

“Sabia que ia em busca de mais formação, só não sabia que eu seria a prima matéria do processo, diferente de outras formações que talvez tenha o mesmo objetivo, mas neste, partimos primeiramente de nós mesmos. “Como se” fôssemos o TAO, somos o caminho, o caminhar e o caminhante ao mesmo tempo. Obrigado Sonia Lyra. (João Luiz Maciel – Brasília/DF)

“Eu pensei que o curso me proporcionaria mais uma ferramenta de trabalho… Quando me dei conta estava imersa num trabalho interno do qual não quero sair, apenas aprofundar, mais e mais… Sem palavras, Sonia… Seu trabalho é maravilhoso! Libertador! Gratidão!” (Lucília Ferraro Amaro – Indaiatuba/SP)

“Fazer este curso foi e ainda está sendo uma experiência incrível. Saí dele com muita vivacidade. Uma vivência completamente diferente de tudo que já vivi. Entramos em contato com todo o conteúdo mais íntimo que existe dentro de nós. É extremamente enriquecedor, libertador e humano. Gratidão é o sentimento que melhor define!” (Mariana Pereira Althmann – Campinas/SP)

“Imaginação Ativa é o caminho para a verdadeira autonomia, liberdade e paz que o coração humano tanto anseia”. (Ir. Marinalva Oliveira Carvalho – FCM)

Agora, agora sim! Nossas belezas e formosuras permanecem a mesma, parece que nada mudou. Porém, a Alma é que se transformou. A Alma tem muitos sabores, muitos desejos e amores. Reconhece a fome, a angustia, a liberdade o amor e a vontade de viver tanto quanto o corpo. A Alma é flexível com desejos indomáveis. Nem sempre a Alma e o corpo estão no mesmo passo, no mesmo compasso, no mesmo abraço. Agora, agora sim! Corpo e Alma são dignos um do outro. Companheiros inseparáveis. Anjo da Guarda um do outro. Agora, agora sim! Corpo e Alma se fundem frente a face do Criador. Obrigado Sonia e Ana Silvia.(Reinaldo Piccard. Missionário – FCM – Rio Claro/SP)

As próximas cidades a receberem o primeiro módulo do curso são:

Campo Grande – MS: 17 e 18 de março de 2018 

Brusque – SC: 14 e 15 de abril de 2018

Guarapuava – PR: 21 e 22 de abril de 2018.

Clique os links acima, saiba mais e inscreva-se.