Incubação de sonhos marca o fechamento do semestre da Pós-graduação em Imaginação Ativa

Sonia Lyra participa do lançamento do livro Cartas a Curitiba II
novembro 27, 2018
Artigo de Sonia Lyra integra a 14ª edição dos Cadernos Junguianos da AJB
dezembro 17, 2018

O ICHTHYS Instituto, única instituição do Brasil a ofertar a Pós-graduação em Imaginação Ativa, sediou mais um módulo com a primeira turma de Pós em Imaginação Ativa. O módulo aconteceu nos dias 30 e 31 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2018, na sede campestre do Instituto, em Campina Grande do Sul, e reuniu psicólogas e analistas do estado do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Entre supervisões clínicas, os profissionais participaram de dinâmicas de incubação de sonhos e de criação e análise de desenhos espontâneos.

Os desenhos são ferramentas analíticas muito eficazes e acessíveis à disposição dos psicólogos e analistas, já que são fontes de informações psíquicas. A realidade das imagens ocupa um lugar fundamental na concepção junguiana da psique, caracterizando a importância da interpretação das imagens quanto sua realidade científica.

Os sonhos também se destacam como um importante instrumento que conduz a novas dimensões de consciência e do desenvolvimento da personalidade. Os sonhos se mostram como janelas para o mundo interior, revelam forças e podem propor  a auto-reflexão para que o sonhador possa de fato enxergar a si mesmo e assumir uma nova postura no desenvolvimento e crescimento psicológico.

O próximo curso de Pós graduação ofertado pelo ICHTHYS é o de Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental e as aulas iniciam em janeiro de 2019, contudo as inscrições já estão encerradas.

Em julho de 2019 iniciará mais um turma de Pós-graduação em A formação da personalidade na Psicologia Analítica de Carl Jung. As inscrições estão abertas. Para mais informações clique aqui. 

Translate »