“O Livro Vermelho de Carl Jung” é tema de mais um curso on-line do ICHTHYS Instituto.

A Importância do Mito – Entrevista com Sonia Lyra, PhD, no Programa Presença & Harmonia.
março 25, 2020
ICHTHYS Instituto abre inscrições para cursos de Pós-graduação nas cidades de Campinas, Maringá e Curitiba.
abril 7, 2020

“Tive de reconhecer que aquilo que anteriormente eu designei como minha alma não foi na verdade minha alma, mas um sistema doutrinário morto. Por isso tive de falar à minha alma como algo distante e desconhecido, que não tem existência através de mim, mas através do qual eu tenho existência. (…) Aquele cuja cobiça se aparta das coisas externas, este chega ao lugar da alma. Se não encontrar a alma, será acometido pelo horror do vazio, e o medo vai expulsá-lo com um chicote de várias tiras para uma aspiração desesperada e para uma cobiça cega das coisas ocas deste mundo. Tornar-se-á um bobo de sua cobiça ilimitada e se perderá de sua alma para nunca mais encontrá-la.Correrá atrás de todas as coisas, vai puxá-las todas para si, mas não encontrará nelas sua alma, pois só a encontrará dentro de si mesmo.” JUNG, Carl Gustav. O Livro Vermelho – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.  

O ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica promove, durante o período de quarentena, uma série de aulas on-line sobre o Livro Vermelho de Carl Jung.

O Livro Vermelho consiste no diário pessoal de Jung, que trabalhou eximiamente por 16 anos na obra, onde pedia à sua alma que lhe dissesse o que via, bem como o sentido de suas fantasias.

Para Jung, o grande desafio da objetividade psíquica, residia na particular importância de distinguir os personagens que ali apareciam e consolidá-los como realidades psicológicas.

Confira os depoimentos de alguns dos mais de 80 participantes que integraram a sala de estudos no último curso sobre o Livro Vermelho de Jung.

“O estudo da Alma é fascinante; traz à tona conteúdos inesperados e nos faz navegar em mares desconhecidos, como os antigos descobridores de novas terras. É uma viagem para corajosos e destemidos.” Cláudia Reis. Psicóloga e aluna dos cursos do ICHTHYS. Instituto.

“Em momentos de escuridão no mundo, é maravilhoso poder iluminar os caminhos da alma.” Leonardo Junior de Oliveira. Psicanalista e aluno dos cursos do ICHTHYS Instituto.

“As aulas da Sonia Lyra abrem leques, novas informações e novas formas entender a Psicologia Analítica.” Andréa Goulart de Carvalho. Arteterapeuta, Artista Plástica e aluna dos cursos do ICHTHYS Instituto.

“Os encontros são incríveis e revigorantes! A Dra. Sonia é exemplar em sua fala, domina com sabedoria e bom humor os assuntos, os tornando simples à compreensão.” Ariel Campagna. Estudante e aluno dos cursos do ICHTHYS Instituto.

“Esses encontros são como pílulas de sabedoria. Através deles me sinto revigorado no trabalho pessoal e na clínica. Sem falar na satisfação na troca de experiências com pessoas de diferentes lugares.” Adriano Pardo. Psicólogo e aluno dos cursos do ICHTHYS Instituto.

“Fiz uma imersão em conceitos, aprimorando a percepção de mundo interno, reconhecendo os aspectos individuais e coletivos, reconhecendo minha própria alma.” Bianca Strapasson. Estudante e aluna dos cursos do ICHTHYS Instituto.

“O encontro foi uma resposta ao espírito da época – confinamento físico e emocional, principalmente para aqueles que têm dificuldades de fazer um mergulho na sua alma.” João Luiz Silva Maciel. Psicólogo e aluno dos cursos do ICHTHYS Instituto.

“Sonia Lyra faz uma leitura poética e vívida de Jung, traduzindo em uma linguagem acessível, um conteúdo profundo e complexo. Estes encontros resgatam o sabor da palavra “fruição” e trazem o prazer do conhecimento que, há muito, se mantinha congelado nas prateleiras das formalidades acadêmicas. Recomendo muitíssimo!” Adriana Dantas de Mariz. Terapeuta e aluna dos cursos do ICHTHYS Instituto.

Os interessados em participar do curso on-line ainda podem se inscrever para o próximo seminário.

Seminário on-line e ao vivo: O Livro Vermelho de Jung – Alma e Deus. Com Sonia Lyra, PhD.
4 de abril de 2020. Sábado, das 15h às 18h.
Investimento: 50,00.
Inscrições até 3 de abril de 2020 com Aline Zanon pelo WhatsApp (44) 9 9129-2727.

Translate »