No último dia 20 de abril, sexta-feira, o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, recebeu a Dra Sonia Lyra para a palestra A Linguagem dos Sintomas. Mais de 170 participantes puderam aprender que as doenças podem ser encaradas como caminhos de cura, pois a alma gerará no corpo as dores e sintomas para que os indivíduos percebam através desta linguagem que algo não está certo e precisa ser transformado.
“O nome moderno para ‘salvação da alma’ chama-se autoconhecimento. O autoconhecimento não significa saber sobre si, mas se refere à autotransformação. Por trás de cada sintoma há uma mensagem a ser revelada como uma possibilidade de autoconhecimento e autotransformação. Se a autotransformação ocorrer poderá se assimilar os conteúdos do mundo interior na consciência, tornando possível transformar o sintoma e compreender seu sentido”, afirma Sonia Lyra.
Sonia Lyra é pós-doutoranda da UFPR, Dra. em Ciências da Religião – PUCSP; Mestre em Filosofia -PUCPR; Graduada em Psicologia – PUCPR. Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology.
Confira os depoimentos dos participantes.
“A palestra foi um ensino sobre o homem e a integridade do ser. Percebi de maneira clara e objetiva que há casos em minha vida em que não conseguia lidar porque nunca olhei para aquilo. Enfim o tempo foi pouco, mas o aproveitamento foi muito. Sou grato a Dra por estes ensinos.” Luciano Eloi Babinski.
“Este encontro foi muito bom e me trouxe mais questionamentos que despertaram uma vontade ainda maior de me conhecer profundamente, entender meu ser, minha alma, para assim cuidar de meu corpo.” Valdinei Padilha.
“‘Ouvir a Sonia falar em desvendar os mistérios contidos na mente, nas profundezas do nosso self, torna as coisas alquímicas”. Dani Dalzoto, publicitária. Guarapuava – PR.
“De todas as coisas essenciais para que qualquer ser humano cresça acreditando nele mesmo e no seu potencial, a mais importante é o amor! E esse amor pode vir tanto da família, quanto de pessoas que marcam a nossa formação, como por exemplo, de profissionais como a Sonia Lyra. Conheci o trabalho da Sonia através da Professora Luciane Puerari, na graduação de Psicologia. A partir daí passei a acompanhar mais de perto seu trabalho magnifico, através das redes sociais e de palestras ministradas. É sempre muito gratificante ouví-la, sem falar da sua risada contagiante. Meu próximo objetivo é fazer um curso de Pós-graduação com essa professora, mestra e doutora maravilhosa em tudo que faz”. Liliane Santos, psicóloga.
“Percebi que enquanto a Dra. falava me veio em mente os sentimentos que estava tendo e relacionando com as coisas de fora. Tive a consciência que tenho muita resistência, isso vem através de dores que acabam incomodando diariamente, contudo, isso deve ser trabalhado para que minimize. Mas, para isso tem que ter coragem, força e não deixar de lado pois é necessário mudar e transformar o que está dentro de mim.” Rodrigo Chagas de França.
A nossa mente é muito complexa. Sendo assim não sabemos lidar com nossos pensamentos ou coisas da nossa imaginação. A Psicologia busca entender essa máquina humana criada por Deus. Creio que o nosso corpo grita quando alguma coisa está errada.” Irene Kozlik.
“Na palestra percebi a possibilidade de cura através da Imaginação Ativa. Nisso pude perceber que com um diálogo consigo mesmo, com as várias partes de si, por meio de imagens, é possível chegar a um determinado resultado.” Jefferson Soares Leite.
“A palestra me mostrou algo muito interessante sobre o meu Eu, que não imaginava que poderia existir. Há muitas coisas dentro de mim que procuro resposta e talvez não ache todas, mas, procuro encontrá-las.” Daniel de Jesus Ferreira.
“Primeiramente aprendi que de fato temos uma alma nobre, e esta sempre tem um propósito. E é por meio do autoconhecimento e da autotransformação que caminhamos para ela, porém, ainda antes disso é necessário muita vontade e coragem; logo, devemos estar atentos a tudo que vem a nós, dos outros e de nós mesmos, para então descobrir o seu propósito para o todo que somos e que por vezes não temos a mínima noção.” Gustavo Batista Coimbra.
“Na palestra com a Dra Sonia tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos. Minha mente trabalhava o máximo para abarcar tudo o que estava sendo passado. Surgiam pensamentos, sentimentos que através dos exemplos da Imaginação Ativa iam fazendo todo sentido, como se as peças de um enorme quebra cabeça estivesse sendo decifrado e montado. Meu ser estremecia de felicidade por estar cada vez mais conhecendo e entendendo a integração do meu Self com o ego em uma única esfera de meu próprio ser.” Marcos Eduardo Schmeing.
Quer aprender mais sobre Imaginação Ativa? Confira o calendário de cursos e inscreva-se!
Londrina – PR: 26 e 27 de maio de 2018